Rita Campos


Nota biográfica

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), membro da Linha Temática Risco(s), ecologias, saúde e da Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC), e co-coordenadora do Ciclo de Metodologias Roda de Saberes. Tem doutoramento em Biologia pela Universidade do Porto, sob os temas da biologia evolutiva e genética populacional. Desde 2009 que se começou a interessar pelas áreas da Comunicação de Ciência e Educação Não-formal de Ciência, tendo-se dedicado em exclusivo a estas áreas a partir de 2016. Os seus actuais interesses de investigação centram-se no estudo e produção de ferramentas de comunicação de ciência, aprendizagem activa e envolvimento do público com e na ciência (ciência cidadã) sobre os temas das relações entre biodiversidade e saúde humana, interligações entre sistemas (naturais, sociais, culturais…) e sustentabilidade (ambiental). Interessa-se por abordagens interdisciplinares e metodologias que potenciam a inclusão e participação dos públicos, como a educação baseada no contexto ou as metodologias visuais, e por métodos mistos de avaliação das ferramentas produzidas. Tem colaborado regularmente com instituições nacionais e internacionais (CIBIO-InBIO, Museu da Ciência da UC, COI, UFRN). O seu trabalho tem merecido o reconhecimento nacional e internacional, destacando-se o Prémio de Distinção atribuído pela Casa das Ciências e o passe "Esquema novas ideias" atribuído pela ECSITE.


Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Campos, Rita (2022), (Re)Pensar as cidades pelas lentes das crianças, in Marcia Aparecida Gobbi, Cleriston Izidro dos Anjos, Eunice Castro Seixas, Catarina Tomás (org.), O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo. Fac. de Educação., 90-96

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Campos, Rita (2022), "Including younger children in science-related issues using participatory and collaborative strategies: a pilot project on urban biodiversity", Journal of Science Communication, 21, 02, N07

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Teixeira de Melo, Ana; Campos, Rita (2022), "Facilitating Scientific Events Guided by Complex Thinking: A Case Study of an Online Inter/Transdisciplinary Advanced Training School", Informing Science: The International Journal of an Emerging Transdiscipline, 25, 089-110

Ler mais