Rita Campos


Nota biográfica

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), membro do Núcleo de Investigação Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e da Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC), e co-coordenadora do programa Ciência Viva no CES e do Ciclo de Metodologias Roda de Saberes. Tem doutoramento em Biologia pela Universidade do Porto, sob os temas da biologia evolutiva e genética populacional. Desde 2009 que se começou a interessar pelas áreas da Comunicação de Ciência e Educação Não-formal de Ciência, tendo-se dedicado em exclusivo a estas áreas a partir de 2016. Os seus actuais interesses de investigação centram-se no estudo e produção de ferramentas de comunicação de ciência, aprendizagem activa e envolvimento do público com e na ciência (ciência cidadã) sobre os temas das relações entre biodiversidade e saúde humana, interligações entre sistemas (naturais, sociais, culturais…) e sustentabilidade (ambiental). Interessa-se por abordagens interdisciplinares e metodologias que potenciam a inclusão e participação dos públicos, como a educação baseada no contexto ou as metodologias visuais, e por métodos mistos de avaliação das ferramentas produzidas. Tem colaborado regularmente com instituições nacionais e internacionais (CIBIO-InBIO, Museu da Ciência da UC, COI, UFRN). O seu trabalho tem merecido o reconhecimento nacional e internacional, destacando-se o Prémio de Distinção atribuído pela Casa das Ciências e o passe "Esquema novas ideias" atribuído pela ECSITE.


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Campos, Rita (2021), "Escolas emquanto ecossistemas colaborativos: (re)pensar as ligações entre formação, investigação e práticas pedagógicas", CEScontexto, 28, 23-30

Ler mais

Capítulo em Livro

Campos, Rita (2021), Exploring Different Forms of Engaging Different Publics With Environmental Sustainability, in Oliveira, L., Amaro, A., & Melro, A. (org.), Handbook of Research on Cultural Heritage and Its Impact on Territory Innovation and Development. Advances in Religious and Cultural Studies. Hershey, PA: IGI Global, 233-258

Ler mais

Capítulo em Livro

Campos, Rita; Fernandes, Lúcia (2020), Health Education for Awareness and Behavioral Change and Influence, in Leal Filho W., Wall T., Azeiteiro U., Azul A., Brandli L., Özuyar P. (org.), Good Health and Well-Being. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer, online first

Ler mais