As abordagens à paz e a (re)produção da violência em Moçambique

Oficina | Replay

Abordagens à paz: uma aproximação a partir das metodologias baseadas nas artes

Conrado da Silva de Checchi

Miguel Barreto Henriques

Sebastián Emiliano Zúñiga Gougain

29 de novembro de 2023, 15h45 - 17h45

Faculdade de Economia da UC

As artes são um instrumento poderoso nas relações humanas. Os significados e papéis das artes são virtualmente ilimitados, constituindo desde uma esfera onde procurar conforto e desenvolvimento até um meio de expressão das mais intensas paixões e raiva individuais e colectivas.

Ante a urgência dos desafios sociais contemporâneos, as formas de comunicação requerem um certo contágio que, para além da palavra escrita e oral, solicitam diferentes linguagens para dizer e outras maneiras de comunicar a dimensão sensível da experiência vivida (Hijar 2018). O estético, como modo de apropriação da realidade, pode ser entendido enquanto forma de construção polissêmica, indefinida e incompleta, que pode contribuir para um conhecimento interdisciplinar e o diálogo aberto com outros atores fora e dentro da academia.

O movimento de interseção entre as artes, a política e a paz é histórico e contínuo. As artes constituem uma ferramenta poderosa na política e na construção da paz (Shank & Schirch 2008), oferecendo abordagens que podem informar os esforços para a construção de sociedades mais justas, igualitárias e pacíficas.

Este processo pode ser identificado, incluindo, mas não exclusivamente, ao nível dos movimentos “artivistas” que contestam, por vias não-violentas, as múltiplas opressões das normas sociais e políticas, no trabalho de artistas que visa parar ou reduzir a violência direta/interpessoal, ou no trabalho com vista à transformação das relações dentro das comunidades e/ou sociedades ou que promove o florescimento humano através do usufruto, fruição e produção artística.

Com base na forte convicção de que as artes podem contribuir para um mundo melhor, e que o encontro com os sentimentos e emoções podem transformar uma ciência marcada pela razão, o Workshop “Abordagens à paz: uma aproximação a partir de metodologias baseadas nas artes” reúne  investigadores/as cujo trabalho interdisciplinar se mistura com os campos dos Estudos para a Paz, da Sociologia, da Musicologia e dos Estudos Culturais para discutir o papel das artes na política e para a paz.


Atividade no âmbito do projeto REPLAY - As abordagens à paz e a (re)produção da violência em Moçambique, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (EXPL/CPO-CPO / 1615 / 202)