Números

Oficina nº 457

Oficina nº 457

Por uma pedagogia da escuta: a experiência como critério, a escuta como método

Descarregar
Autores
Maria Elisa Siqueira Borges
Data da Publicação
Janeiro de 2021
Resumo
O artigo defende a ideia de que ausência de uma escuta coletiva dos conhecimentos produzidos a partir da experiência dos trabalhadores e dos cidadãos é um obstáculo epistemológico a um conhecimento amplo sobre as situações de trabalho e de desastres. A experiência não tem sido um critério para pensar a saúde, o trabalho e os desastres; está quase sempre ausente nas análises e na busca de estratégias para solucionar problemas concretos. Questionar este obstáculo epistemológico abre novos horizontes para criarmos uma pedagogia da escuta. O dispositivo dinâmico em três polos – DD3P – criado pela Ergologia, é apresentado como uma metodologia de escuta do trabalhador, em suas experiências laborais e também do cidadão em situações de desastre.
Palavras-Chave
trabalho, saúde, ergologia, desastre, escuta