Programa de Doutoramento "Território, Risco e Políticas Públicas"
 
fotografia de Valentim Ximenes


Valentim Ximenes


valentimximenes@hotmail.com
valentimximenes@ces.uc.pt

Valentim Ximenes e Docente Senior da Faculdade de Ciencias Sociais e Politicas, Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL). Licenciado em Ciencias Governamentais pela UNTIM da Indonesia em 1994, e Mestrado em Ciências Políticas pela Graduate School of Art and Sciences, Ateneo de Manila University, Philippines em 2000. Investigador no dominio de Governacao e Administracao Publica. Co-autor do livro, LOCATING DEMOCRACY: Representation, Election and Governance in Timor-Leste, 2010. Actualmente faz o seu curso de doutoramento em Territorio, Risco e Politicas Publicas na Universidade de Coimbra, Portugal.

Projeto de Tese de Doutoramento

Reforma político-administrativa em Timor-Leste enquanto processo de reterritorialização
Orientação: Margarida Queirós e Alexandre Oliveira Tavares
Financiamento:

Com o presente trabalho, pretende-se abordar as perspectivas dos stakeholders e populações sobre a reforma político-administrativa municipal em Timor-Leste enquanto processo de reterritorialização com vista à construção da coesão territorial. A abordagem tem como ponto de partida a contextualização territorial na actualidade, a importância da administração territorial na perspectiva histórica e os modelos para a nova administração local pós-independência.

O estudo tem por objectivos fundamentar um modelo de raiz colaborativa, em oposição a modelos de cultura político-institucional e administrativo-organizacional reflectindo as características naturais, relações horizontais e relações verticais que expressem a lógica político-administrativa baseada no controlo social a partir de relações de poder. O modelo que se propõem adequa-se à complexidade e pluralidade de actores, interesses e valores presentes na sociedade timorense. Para concretizar o estudo, utilizam-se dois tipos de metodologia de investigação que dizem respeito ao método misto (qualitatitivo e quantitativo) e ao método quantitativo na construção de resultados e propostas. Quanto à percepção dos stakeholders sobre a política da reforma administrativa local optou-se por utilizar a metodologia mista com recurso à análise de conteúdo. No que concerne à percepção das populações optou-se por aplicar a metodologia quantitativa com recurso à análise de estatística descritiva, suportada por um questionário pictográfico de aplicação local. A análise efectuada permite entender as opções dos stakeholders e das populações sobre o modelo municipal ao nível do Distrito com poderes políticos e administrativos descentralizados em contraste com o modelo Região com Sub-distritos agregados sugerido pelo Grupo Trabalho Técnico Interministerial (GTTI) em 2006, assim como em contraste com o actual modelo Distrito desconcentrado aplicado desde os Governos IV ao VI.



Palavras-chave: Reforma Político-administrativa municipal, Modelos administrativos, Municipalismo, Reterritorialização, Coesão territorial, Percepção dos stakeholders, Percepção das populações.


Livros

Ximenes, Valentim (orgs.) (2010), LOCATING DEMOCRACY: Representation, Elections and Governance in Timor-Leste. Charles Darwin University, Darwin, Australia: Steven Farram.


Capítulos em livros

Ximenes, Valentim (2010), Policy Formulation on Local Government Reform in Timor-Leste, in Charles Darwin University (org.), LOCATING DEMOCRACY; Representation, Elections and Governance in Timor-Leste. Charles Darwin University Press: Steven Farram, 11.


CV para download