Seminário
Discursos e Atuação dos Advogados de Organiz. da Classe Dominante no Campo Brasileiro: uma leitura de mediações no campo jurídico e legal e de apropriações da Constituição de 1988
Ana Claudia Diogo Tavares (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ))
19 de julho de 2011, 15h00
Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra
Resumo
Esta apresentação discute a análise dos discursos dos(as) advogados(as) que atuaram e/ou atuam na assessoria jurídica de algumas organizações brasileiras dirigidas por grandes proprietários e empresários rurais. Parte da tese de doutorado em curso, esta apresentação procura verificar os discursos político-jurídicos, em especial no que tocante às suas demandas principais (questões agrárias-ambientais-fundiárias-trabalhistas) e a organização da assessoria jurídica das entidades representativas de alguns setores da classe agrícola dominante no período mais recente da história brasileira. O discurso será aqui entendido como prática social condicionada por ideologias e relações de poder. Buscando compreender os fatores que contribuem para as distinções entre a forma de atuação do setor jurídico das entidades mencionadas, abordo algumas diferenças entre estas que se relacionam com suas naturezas diversas: uma sindical e outra associativa. Outro elemento avaliado que será discutido nesta apresentação é o estudo da forma como os advogados que atuam na assessoria jurídica de algumas organizações nacionais se apropriam da Constituição brasileira de 1988 e da legislação brasileira de forma geral.
Nota biográfica
Ana Claudia Tavares possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Foi professora substituta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Direito e Sociologia, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional, agrário e ambiental, conflito sócio-ambiental, teoria do Direito e sociologia do direito.
NOTA: Seminário no âmbito do DECIDe

