Seminário

5 de abril de 2019, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Notas biográficas

Fernando Fontes, Sociólogo. Doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds, Reino Unido, com a tese: “Social Citizenship and Collective Action: The case of the Portuguese Disabled People’s Movement” e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com a tese: Deficiência na Infância: políticas e representações sociais em Portugal (2006). Investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra onde desenvolve actualmente o projecto 'Decide - Deficiência e autodeterminação: o desafio da "vida independente" em Portugal' (2016-2019) (Ref. PTDC/IVC-SOC/6484/2014-POCI-01-0145-FEDER-016803).

Joana Pimentel Alves, PhD in Sociology from the University of Coimbra, with the thesis entitled "Cuidar e ser cuidado. Uma análise do cuidado quotidiano, permanente e de longa duração". Sociologist and research fellow of the project ‘Decide - Deficiência e autodeterminação: o desafio da ‘vida independente’ em Portugal' (2016-2019).

Adriano Moura, PhD student on the Doctoral Programme Human Rights in Contemporary Societies, developing the PhD project entitled “Grammars of human dignity: paths towards pedagogical transformations and social justice'. Sociologist of education and researcher research fellow of the project ‘Decide - Deficiência e autodeterminação: o desafio da ‘vida independente’ em Portugal' (2016-2019)’.

Marina Dias de Faria é Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Adjunta do curso da Administração Pública da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Pós-Doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sob a orientação do Professor Doutor Fernando Fontes. Seus interesses de pesquisa enfocam a exclusão social das pessoas com deficiência, bem o debate sobre epistemologias e metodologias capazes de conceder voz a tais indivíduos.

Helena Pérez-de la Merced is working on gender equality public policies in the Spanish administration. Also is Phd Candidate on Gender Studies (University Autónoma de Madrid) and Research Fellowship on Department of Developmental Psychology and Education (University Autónoma de Madrid).

Gustavo Santos Elpes é estudante do Programa de Doutoramento ‘Human Rights in Contemporary Societies’ no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal). Possui um Mestrado em ‘Sociologia e Antropologia’ pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ, Brasil), e Especialização em ‘Gênero e Sexualidade’ pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CLAM/IMS/UERJ, Brasil). Atualmente pesquisa, numa abordagem interseccional, ativismos LGBT*Q+ e deficiência, com foco nas experiências de autodeterminação, políticas de resistência, narrativas do corpo, e políticas de identidade. Sua tese de doutoramento busca reconhecer as dinâmicas e mobilizações sociais no campo da diversidade funcional relacionalmente ao ativismo desenvolvido em espaços e redes transfeministas em Madri, Espanha.