Ciclo

2020 Migrating Rights | Keywords

2019/2020

Enquadramento

Em colaboração com outros projetos no CES-UC, o Grupo Inter-Temático sobre Migração (ITM) e o projeto (De)Othering (FCT) organizam a série de eventos 2020 Migrating Rights | Keywords para assinalar o encerramento das comemorações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao longo do ano académico 2019-2020. A série 2020 Migrating Rights | Keywords complementa e dá continuidade à série de eventos organizada no ano anterior (2018-2019) pelo ITM, com o título ‘Migrating Rights’.

Recorrendo a um conjunto de palavras-chave cruciais para a compreensão crítica de temas relacionados com as migrações e os regimes de fronteiras, a série inclui 8 eventos, variando entre mesas redondas e seminários, e um workshop internacional.

#1 Fronteira
Uma mesa-redonda é organizada em 11 de Dezembro de 2019 para discutir o trabalho de Sandro Mezzadra. O evento é presidido por Fátima Velez, contando com intervenções de Gaia Giuliani, Carla Panico e Irina Velicu.

#2 Interculturalismo e Populismo
Uma mesa-redonda é realizada em 20 de janeiro de 2020 para discutir as estruturas colectivas nacionais que foram usadas após a Segunda Guerra Mundial para gerir diferenças culturais. O evento é presidido por Cristiano Gianolla, contando com intervenções de Luca Manucci, Manuela Guilherme, Amit Singh, Naky Ganglo e Maria Elena Indelicato.

#3 Middle Passages
É realizado um seminário em 19 de fevereiro de 2020 para examinar criticamente as relações entre pós-colonialismo, racismo e fronteira. A apresentação é ministrada por Gaia Giuliani, sendo comentada por Manuela Ribeiro Sanches, Clara Keating e Júlia Garraio.

#4 Humanitarismo
É realizado um seminário em 30 de março de 2020 para dissecar a complexa constelação de tecnologias que as agências humanitárias utilizam atualmente para impedir a reclamação dos direitos de asilo pelos refugiados. A apresentação é proferida por Martina Tazzioli e comentada por Cristina Santinho, Sílvia Roque e Joana Sousa Ribeiro (presidente).

#5 Representações
Esta mesa redonda centrar-se-á no debate de representações históricas e públicas sobre migrantes, refugiados e sujeitos racializados no contexto português – prestando especial atenção aos tropos racializados, de género, idade e religião –, bem como os variados efeitos destas representações. Uma análise anti-racista dos discursos políticos, mediáticos e académicos sobre corpos não-brancos, será o mote da conversa entre vários ativistas e académicos. Este debate contará com a presença de Alexander Kpatue Kweh, Cyntia de Paula, José Baessa de Pina, Mamadou Ba e Ricardina Cuthbert, e será facilitado por Ana Rita Alves, Sílvia Leiria Viegas e Silvia Roque, dia 24 de Abril, na Casa do Brasil.
CANCELADO.

#6 Violência
O objectivo desta mesa redonda é refletir sobre o conceito de violência aplicado a diferentes espaços, entendidos como sujeitos do próprio regime de fronteira. Pretendemos discutir a violência da e na fronteira com investigadores/as e ativistas que abordam a questão nas suas práticas teóricas e políticas, interculturais e humanas. A mesa redonda contará com a presença de Francesca Esposito, Miguel Duarte, Mubarak Hussein e Sofia Lobo, e será facilitado por Carla Panico, Joana Sousa Ribeiro e Sílvia Leiria Viegas, dia 4 de Maio, no CES-UC.

#7 Operação de Bio-fronteiras
É organizada uma mesa redonda que se foca em especialistas em STS e nos aspectos logísticos e tecnológicos da fronteira.

#8 Contra-Narrativas
É organizado um Workshop Internacional sobre migrações e migrantes no outono de 2020.
 

Comissão organizadora e científica:
Alda Portugal, Carla Panico, Clara Keating, Cristiano Gianolla, Fátima Velez de Castro, Gaia Giuliani, Gisele Almeida, Joana Sousa Ribeiro, Maria Elena Indelicato, Sílvia Leiria Viegas, Sílvia Roque