SEMINÁRIO | CES, SAÚDE E EPISTEMOLOGIAS DO SUL

"Era fabuloso o que dizia o corpo": repensar saúde, acessibilidade e cuidado a partir da doença crónica / Epidemiologia Sociocultural no Sul do Chile: um processo de múltiplas traduções

Mara Pieri

Sebastián Medina Gay

27 de setembro de 2021, 15h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Inserido no Ciclo CES, Saúde e Epistemologias do Sul, este seminário conta com intervenções de Mara Pieri (CES) e Sebastián Medina Gay (Escuela de Salud Pública Salvador Allende, Universidad de Chile)

Moderação: Susana de Noronha e Tiago Pires Marques (CES)

Títulos das apresentações: "Era fabuloso o que dizia o corpo"*: repensar saúde, acessibilidade e cuidado a partir da doença crónica (Mara Pieri) e "Epidemiologia Sociocultural no Sul do Chile: um processo de múltiplas traduções" (Sebastián Medina Gay)

*Nota: "Era fabuloso o que dizia o corpo" é retirado de "O que dizia o corpo", Rafael Campo (1996)

Notas biográficas

Mara Pieri é doutorada em "Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas" no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Mestre em Sociologia na Universidade de Trento (Itália). Desde 2017 é membro do Comitato Diretivo da Rede de Investigação sobre Sexualidade da ESA (Sociedade Europeia de Sociologia). Desde 2018 é coordenadora da Secção Temática em Sexualidade e Género da APS (Associação Portuguesa de Sociologia). Conjuga o interesse para estudos sobre deficiência com os estudos queer/crip, através de uma abordagem interseccional e um enfoque específico sobre doenças crónicas. Em 2020, a sua investigação de doutoramento ganhou o prémio "Controtempo" da Fundação Codici Ricerca e Intervento, para a divulgação de um guia para profissionais de saúde sobre questões LGBTQ+ e doença crónica.

Sebastián Medina Gay é Professor Assistente na Escuela de Salud Pública, Universidad de Chile e Médico Cirurgião na mesma Universidade. Mestre em Medicina Social pela Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, México; Diplomado em Antropología Médica pela Universidad Nacional Autónoma de México, México; e Doutor em Sociología (Programa “Póscolonialismos e Cidadania Global"), pela Universidade de Coimbra, Portugal. Faz investigação sobre Saúde Colectiva, Epistemología da Saúde e Epidemiología Sociocultural.

___________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis: https://us02web.zoom.us/j/87273826566 | ID: 872 7382 6566

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.