SESSÃO DE INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA DELEGAÇÃO DO CES EM LISBOA

10 anos de Observatório sobre Crises e Alternativas «Uma sucessão de crises»

10 de maio de 2022, 17h00-19h00 (GMT+1)

Evento presencial com transmissão online via Zoom

Enquadramento

Criada em setembro de 2009 e situada no Picoas Plaza até 2021, a delegação do CES em Lisboa inaugura novas instalações.
Pretende-se com esta sessão reafirmar e relançar a atividade multifacetada e dinâmica que caracteriza este polo, bem como a sua pertinência estratégica; tanto ao nível interno do CES, como no caracter de ligação à sociedade e aos seus movimentos, organizações e relações institucionais e de cooperação existentes.

Como base do trabalho desenvolvido pelo Observatório sobre Crises e Alternativas – e pelo seu caracter de potenciar linhas de investigação e ações de debate público com elas relacionadas - pretende-se ainda que esta inauguração marque o início das comemorações dos 10 anos deste Observatório, criado em abril de 2012. Como tal, far-se-á uma retrospetiva da sucessão de crises analisadas ao longo da última década, bem como se dará o ponto de partida para um conjunto de debates reflexivos sobre as consequências económicas da guerra, que se iniciam com o tema do emprego e imigração.


PROGRAMA

Sessão de abertura
António Sousa Ribeiro (Diretor do CES)
Ana Cordeiro Santos (Presidente do Conselho Científico do CES)
Manuel Carvalho da Silva (Coordenador do polo do CES em Lisboa)

Sessão comemorativa de 10 anos de Observatório «Uma sucessão de crises»
Moderação: Ana Drago (Investigadora do Observatório sobre Crises e Alternativas)

I Cronologia das crises
José Reis (Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas)
[Intervenção disponível AQUI]

II Mesa redonda «Consequências económicas da guerra: Emprego & imigração»
José Teixeira (Presidente do conselho de administração do dstgroup)
Rui Pena Pires (Professor no ISCTE, investigador CIES, Coordenador Observatório da Emigração)

 

Outras informações

Dada a limitação de lugares, a participação presencial será reservada à presença de oradores e parceiros convidados. Contudo, a sessão será transmitida através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória e limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/84468066423?pwd=ODFBOTBFcmdjTHNVMHZ2SU9LaTRMUT09 | ID: 844 6806 6423 | Senha: 857827

Os participantes a assistir à transmissão terão o microfone silenciado, mas poderão participar no debate através da colocação de perguntas escritas no chat. O anfitrião da sessão reserva-se no direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.