Seminário Internacional

Mulheres africanas fazendo ciência, produzindo conhecimentos, transformando o mundo

Florita Telo

Rutte Cardoso Andrade

29 de julho de 2022, 15h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Moderadora: Teresa Cunha (CES)

Apresentação

Com o objectivo de assinalar e comemorar o Dia Internacional das Mulheres Africanas realizamos este seminário para colocar em evidência como elas estão a mudar ativamente o seu mundo com a ciência que fazem e os conhecimentos que produzem.

O seminário é composto por três momentos. Num primeiro momento será feita uma curta apresentação pela moderadora (Teresa Cunha) sobre o tema geral do seminário durante a qual se salientará a importância para as ciências sociais desses conhecimentos forjados a partir de África e das vidas e corpos das mulheres africnas.

Num segundo momento, Rutte Cardoso Andrade e Florita Telo apresentarão os seus trabalhos. O primeiro, de autoria de Rutte, A resistência das mulheres caboverdianas sob a perspetiva da epistemologia do Mulherismo Africana. O segundo, de Florita Telo, é sobre Ciência e estudos de género, mulheres e feminismos: a contribuição africana

Terminaremos com um debate aberto.

Notas biográficas

Rutte Cardoso Andrade, caboverdiana e Doutora em Ciências Sociais, Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia na Universidade de Santiago, em Cabo Verde. Idealizadora e Coordenadora do Projecto Social Koperativ Per Ankh – Cabo Verde

Florita Telo, angolana e Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Género, Mulheres e Feminismo. Mestre em Ciências Jurídicas. Licenciada em Direito. Consultora em Inclusão e Diversidade de Género. Pesquisadora do Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Católica de Angola e do Centro de Pesquisa do Instituto Superior Jean Piaget de Benguela. Integrante do Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação/UFBA. Membro-fundadora do Observatório de Políticas Públicas na perspectiva de Género e do colectivo Ondjango Feminista.

_______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://us02web.zoom.us/j/86292188313 | ID: 862 9218 8313 | Senha: 872177

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.