Roda de Conversa | Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP.Edu)

Práticas de educação anti-opressiva

8 de novembro de 2022, 10h00-13h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Esta roda de conversa pretende promover um diálogo sobre práticas de ensino pautadas numa concepção de educação anti-opressiva. Será um espaço para o debate de práticas pedagógicas que desafiam as hierarquias que mantêm as desigualdades sociais através de relações desiguais de poder e que, portanto, procuram enfrentar injustiças que marginalizam e prejudicam indivíduos e grupos sociais.

No Brasil, parte importante da comunidade de pesquisadores(as) e educadores(as) do ensino de ciências têm proposto, defendido e pesquisado perspectivas politizadas para a educação científica na esteira do que propôs Paulo Freire e das lutas sociais de grupos historicamente subalternizados e vitimados por opressões sistemáticas, especialmente a população negra e indígena.

Junto com as lutas anti-facista, antirracista e antiviolência de género, que vêm disputando intensamente as narrativas e espaços políticos no Brasil recente, apesar do avanço de movimentos conservadores e reacionários no país, a educação anti-opressiva pretende enfrentar uma outra educação: aquela que vem alimentando ideologicamente os sistemas de opressão – em grande medida estruturados no racismo e no patriarcalismo – e contribuindo para a manutenção de desigualdades sociais.

Neste sentido, a roda de conversa partirá de uma exposição inicial sobre alguns exemplos de propostas de educação anti-opressiva elaboradas no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, para em seguida dialogarmos sobre a premente ampliação e consolidação de práticas anti-opressivas de educação num contexto mais global.

Inscrição gratuita, mas obrigatória | Prazo limite para a inscrição: 3 de novembro de 2022

____________________________

O Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. O OP.Edu tem por objeto a produção, análise e difusão de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação.