IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Coimbra (Diversos locais)

[VERSION EN ESPANÕL | descargar PDF]

Apresentação

O Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento científico internacional e itinerante organizado desde 2003 pela Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Depois de já ter sido realizado no Brasil, Chile e Moçambique, a 9.ª edição será realizada em Portugal, na cidade de Coimbra, entre 27 e 29 de novembro de 2023, numa organização conjunta da SPQMH, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) de Portugal.

O CPQMH tem como matriz base o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

Nesta nona edição do CPQMH, pretende-se refletir sobre as questões da motricidade e do desporto, tendo como ponto base o tema Corpo, (anti)racismo e (pós)colonialismo. Desta forma, pretende-se, desde uma perpetiva crítica, assumir a complexidade do gesto desportivo, e a motricidade que lhe é inerente, refletindo sobre o corpo racializado num contexto de pós-colonialidade. Procura-se também cruzar estas temáticas com os diferentes enquadramentos epistemológicos das ciências humanas e sociais.

Comissão Organizadora

Carlos Manuel Simões Nolasco (CES-UC-Portugal), Denise Aparecida Corrêa (DEF-UNESP-Bauru-Brasil / PPGE-UFSCar-Brasil / SPQMH / Cátedra Joel Martins), Fábio Ricardo Mizuno Lemos (IFSP-Brasil / ProEF-UFSCar / SPQMH / Cátedra Joel Martins), Francisco Manuel de Jesus Pinheiro (CEIS20-UC-Portugal) e Luiz Gonçalves Junior (DEFMH-PPGE-UFSCar-Brasil / SPQMH / Cátedra Joel Martins)