V Seminário Internacional de História de Arquitetura Hospitalar

Património Hospitalar e Paisagens de Cura

6 a 8 de setembro de 2023

Anfiteatro Anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Pólo I)

Notas biográficas

Alessandra Capuano |Diplomada em Arquitetura pela Universidade de Roma La Sapienza (1977-1985); Mestre em Preservação Histórica pela Universidade de Columbia, Nova Yorque, (1982-1984), Doutorada por Roma La Sapienza (1988-1991) e posdoutoramento pela mesma universidade (1992-1994), onde é Professora Catedrática desde 2015 e Chefe do Departamento de Arquitetura e Projeto de 2021. . Docente contratada em numerosas universidades norteamericanas, tais como Cornell University, Penn State University, Ohio State University, Politecnico di Monterrey, California Polytechnic, Northeastern University, Toronto University, Pratt Institute, ensina no Laboratorio di Sintesi em Progettazione architettonica e del paesaggio no Mestrado Integrado em Arquitetura de Sapienza. .
Desenvolve pesquisa no Departamento de Arquitetura e Design e Projeto, onde dirige o laboratório "Babele. Città, Architettura, Natura". Aborda questões relacionadas com o desenho urbano e paisagístico e a arquitetura contemporânea, com particular atenção para a cidade de Roma e para a arquitetura italiana. Coordena o Projeto de Pesquisa Universitária "ARCHAEOGRAB. Rede verde para mobilidade sustentável e projetos de espaço público para a valorização do patrimônio arqueológico e natural nos subúrbios da cidade de Roma" e o projeto de investigação Medium "Italy Builds Abroad. Architectures across the border 1945 -1989". Foi coordenadora nacional do PRIN 2015 “A cidade como cura e a cura da cidade”. Foi Investigadora Principal do Projeto Multidisciplinar Sapienza 2014 "Estilos de vida e valorização urbana na prevenção da saúde" e do Prémio Projeto de Investigação Sapienza 2013 "Estilos de vida e cidade do futuro". Autora de mais de 130 publicações, entre livros, ensaios e artigos, entre os quais #CURACITTÀ ROMA La Sapienza della cura urbana (2020 com A. Lanzetta); Streetscape Strade vitali, reti della mobilità sostenibile, vie verdi (2020); Stili di vita e città del futuro (2020, com F. Morgia).

Pedro Iglesias | Doutor em arquitetura, com vasta experiência profissional em docência e investigação. A sua carreira tem-se centrado na intervenção no património arquitetónico, com especial dedicação à arquitetura hospitalar. Participou na renovação dos hospitais de Ávila e Logroño e projetou vários equipamentos de saúde, entre as quais um novo Hospício Pediátrico em Madrid. O seu percurso profissional inclui importantes trabalhos de intervenção em património edificado que tem apresentado em diversas conferências e publicações. Participou em projetos financiados pela Comissão Europeia sobre sustentabilidade. Professor visitante na TuDelft e na Universidade da Califórnia em Berkley.

Daniela Arnaut |Arquitecta (IST, 2004) e Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico desde 2009, onde lecciona Projecto Final no Mestrado Integrado em Arquitectura e onde desenvolveu a tese de Doutoramento em Arquitectura intitulada “Edifícios de Saúde em Portugal (1927–1958). O espaço de cura: entre forma e função”. Membro integrado do centro de investigação CiTUA do IST, colaborou no projecto de investigação “Cure and Care_the rehabilitation” financiado pela FCT. Membro do docomomo International e secretária do International Specialist Committee (ISC) for Educationn+Training. Em 2020, editora convidada do docomomo journal n62 “Cure and Care”, co-editora das publicações no âmbito do projecto Cure and Care. Em 2016, Coordenadora Executiva do Workshop da 14th International docomomo Conference, em Lisboa. Tutora de vários workshops docomomo em Ljubljana (2018) and Tokyo (online, 2021). Colaborou com o atelier RISCO, actualmente colabora com o atelier Falcão de Campos, Arquitecto e mantém a prática profissional independente.

José Carlos Avelãs Nunes | Arquitecto, Doutor em Arquitectura pela Universidade de Coimbra, com tese sobre a Arquitectura dos Sanatórios em Portugal, e investigador com pós-doutoramento no CIUHCT – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / FCT - Universidade NOVA de Lisboa. É investigador colaborador no CEIS20, da Universidade de Coimbra. Estuda as relações entre as dimensões históricas e práticas entre arquitectura e a ciência, tal como estuda a história urbana das ciências, como foco na história da medicina e na história da arquitectura. Recebeu o prémio Victor de Sá de História Contemporânea (2018) e o Prémio “Lusitania” da Academia Portuguesa da História (2022).

Carolina da Fonseca Lima Brasileiro | Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Mestre em Desenvolvimento Urbano, na linha de pesquisa de Ambiente Construído, pela mesma instituição (2012), com equivalência pela Universidade do Minho (2018). Atualmente é doutoranda no Curso de Doutoramento em Arquitetura do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A tese, sobre as maternidades portuguesas, tem como instituição de acolhimento o Centro de Estudos Sociais (CES) e orientação do Professor Doutor Paulo Providência. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura e urbanismo, arquitetura dos equipamentos para a saúde, morfologia arquitetônica e urbana, conservação e requalificação de edifícios de passado recente.

Tiago Castela (Lisboa, 1974) | Historiador da arquitectura e do urbanismo, e arquitecto. É doutorado em Arquitectura pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Os seus campos de estudo externos foram a antropologia do planeamento e a geografia urbana. Faz pesquisa sobre periferias espaciais, com enfoque em Portugal e no sul de África no colonialismo tardio, entre 1950 e 1980. Investiga também a política da habitação no mesmo período. É licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), e professor auxiliar convidado do departamento de Arquitectura. No CES-UC, coordena o projecto de investigação exploratório FCT "Regular o Rural Colonial”, que se concentra no aldeamento de guerra em Angola e na Guiné-Bissau. Lecciona seminários doutorais do doutoramento em Arquitectura e de doutoramentos do CES e de Economia (em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, e em Cidades e Culturas Urbanas.)

María de Lourdes Díaz Hernández |Graduada em Arquitetura com mestrado e doutoramento em História da Arte. Iniciou sua carreira como auxiliar de ensino, posteriormente atuando como professora em tempo integral e investigadora da Faculdade de Arquitectura da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Desde então tem cultivado duas linhas de investigação no domínio da História da Arquitectura dos séculos XIX e XX. Estudos históricos culturais focados no significado da arquitetura para os arquitetos e para a sociedade; e os historiográficos, dedicados ao estudo da imprensa como fonte para a História da Arquitetura no México, desde o início do Movimento Moderno até aos nossos dias. Do primeiro advém o interesse em conhecer os promotores, personagens e/ou atores envolvidos na gestão da construção arquitetónica para diversos fins sociais, políticos e ideológicos; enquanto os últimos levaram a estudos sobre os espaços de produção e venda da imprensa: gráficas, prédios de jornais e correios, na Cidade do México. Quase todos os trabalhos foram divulgados em seminários acadêmicos e publicações editadas pela UNAM. É professor do Bacharelado em Arquitetura e tem recebido prêmios e distinções por seu trabalho.

Alicia Campos Gajardo | Arquiteta formada pela Universidade do Chile. Doutor em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Madrid. Académica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile. Coordenadora do Diploma de Arquitectura Hospitalar e do Diploma de Avaliação e Gestão de Projectos de Saúde que são ministrados na mesma universidade. Investigador nas áreas da história, teoria e crítica da arquitetura, arquitetura moderna, axiologia do património arquitetónico, arquitetura da saúde, habitação do século XX. Desenvolvimento de um trabalho conjunto com instituições e organizações vinculadas ao património arquitectónico da saúde para a proteção de edifícios relevantes, como os Gabinetes de Saúde construídos pela Caja del Seguro Obrero na primeira metade do século XX, o Teatro Grez do Dr. José Instituto Psiquiátrico Horwitz Barak, Hospital de Mercedes de Chimbarongo, entre outros. Membro desde 2014 da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Arquitetura Hospitalar. Autor e co-autor de livros e publicações universitárias.

Antonio Coellos Rodriguez | Formado em Arqueologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos e graduado em história pela mesma universidade, posteriormente fez mestrado em história na mesma alma mater.Investiga temas de arqueologia histórica e Inka, tendo escavado no Hospital Real de San Andrés em Lima, graças a uma bolsa da National Geographic e da Universidade de Illinois de Chicago em 2005, bem como na Casa de la Columna, Convento de Santo Domingo, Vila e Mina de Santa Bárbara (Huancavelica) e recentemente em 2022 na Casa de Riva Agüero. Na área de história, investiga os temas de saúde, higiene, hospitais, tendo publicado mais de 20 artigos relacionados com esses temas em revistas científicas e populares; também tem sido palestrante internacional, com participações no Congresso Internacional de Americanistas, no Congresso Nacional de Arqueologia Argentina, e é membro da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Arquitetura Hospitalar.

Patrícia Ferreira | Estudou Biologia e Comunicação de Ciência e doutorou-se em "Governação, Conhecimento e Inovação - ramo Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia”. Atualmente, é investigadora em pós-doutoramento no CES-UC, integrando a linha temática "Risco(s), Ecologias, Saúde", e investigadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas(Fiocruz/Rio de Janeiro). A partir dos estudos sociais sobre a saúde e da medicina, da antropologia médica e dos estudos críticos sobre a saúde global, o seu trabalho interdisciplinar foca-se nas práticas de conhecimento e de comunicação que intersectam a investigação social e epidemiológica sobre o campo das doenças infecciosas. Dedica-se, também, à promoção de diálogos e formas de colaboração entre ciência e sociedade nos campos da ecologia, alimentação e, mais recentemente, da igualdade de género.

Claudio Galeno-Ibaceta |Arquiteto pela Universidade Católica do Norte (UCN), mestre e doutor em Teoria e História da Arquitetura, Universidade Politécnica da Catalunha. Professor associado da Escola de Arquitectura da UCN e director do Mestrado em Arquitectura em Zonas Áridas (MAZA). Secretário Geral da Docomomo Chile. Sua pesquisa se concentrou na história da arquitetura e na história urbana do norte do Chile. É co-pesquisador no Fondecyt 1221316: Arquitetura moderna e a cidade: o projeto urbano diante do desafio do desenvolvimento, Chile 1930-1980. Algumas de suas últimas publicações são: "Ricardo Pulgar e o grande impulso urbanístico da arquitetura de Antofagasta nos anos 50" (Ed. UCN, 2022); "Profilaxia urbana e arquitetura na epidemia de peste bubônica no norte do Chile no início do século XX" (Estudios Atacameños, 2022); “Zonas áridas, saúde e tipologias: um laboratório chileno de hospitais” (Docomomo International, 2021).

Paulo Providência |Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1988) e doutorado pela Universidade de Coimbra (2007). É Professor Associado em Arquitetura na UC, regendo um Atelier de Projeto (Design Studio) de 5º ano, dedicado à projetação em ambientes arqueológicos de impacto paisagístico, e orientando teses de Mestrado e Doutoramento. É coordenador local do Mestrado Europeu Architecture, Landscape and Archaeology, programa desenvolvido com as Universidades de Roma Sapienza, Federico II de Nápoles, Técnica de Atenas e Coimbra. Tem publicado nas áreas de ensino e práticas pedagógicas de projeto de arquitetura, arquitetura dos equipamentos para a saúde, património hospitalar, e projeto. Colaborou no Projeto de Investigação CuCa_RE com Ana Tostões como IR.

Renato Gama-Rosa Costa |Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense, com Mestrado em Arquitetura e Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Docente permanente do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Pesquisador e Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Lilia González Servín | Doutora em Arquitetura pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Professora (1982) e investigadora (1995) da Faculdade de Arquitectura, Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Paisagem (Teoria, História e Investigação; linha: arquitectura hospitalar). Pesquisa em saúde, educação e habitação. Gestora de projetos (2009-2022): Arquitetura do século XIX no México e Evolução e retrospectiva da arquitetura para a saúde na Ibero e América Latina; formação da Rede Latino-Americana de Historiadores da Arquitetura Hospitalar (pesquisadores de 22 instituições de sete países), com o Seminário Internacional de História da Arquitetura Hospitalar.Possui publicações individuais e coletivas sobre teoria, história, ensino e prática da arquitetura que tem divulgado nacional e internacionalmente. Alfabetizou adultos em comunidades, colaborou no Centro de Estudos do Ensino Médio e organizou oficinas para mulheres em bairros populares. Ocupou diversos cargos em instituições públicas e privadas; e expôs, individual e coletivamente, trabalhos plásticos com escritos em fóruns nacionais.

 Antonio Rodríguez Alcalá | Doutor em Arquitetura com Menção Honrosa pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) em 2012. Colaborou em pesquisas, projetos e obras de restauro e conservação do patrimônio cultural construído do Yucatán e outros estados do México. Seus reconhecimentos profissionais incluem: Menção honrosa no ENEA (Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura) e concurso de design Alberto J. Pani da UNAM, Prémio da Academia Mexicana de Ciências para a melhor Tese de Doutoramento em Humanidades, “Francisco de la Maza”, INAH , Medalha de Prata “Alfonso Caso” UNAM, entre outras. Fundou, com o Dr. John Chuchiak Præteritas Urbes, uma empresa de consultoria de base tecnológica e projetos culturais com projetos ativos nos EUA, Guatemala e México.Tem sido orador em eventos nacionais e internacionais sobre diversos temas como conservação do património, ensino de arquitetura, desenho arquitetónico, entre outros, na Escola Nacional de Restauro (ENCRyM), ETSAB Madrid, Universidad de Oriente (Santiago de Cuba), Universidad Francisco de Vitória (Madrid), Praga República Tcheca, Missouri State University (EUA), CIPA Ottawa 2017 ICOMOS (Canadá), Universidade do Chile, UBA (Buenos Aires), CIPA 2019 Ávila Espanha, CIPA 2021 Pequim China, etc. É membro adjunto do corpo docente da Missouri State University (EUA). Atualmente é professor-pesquisador em tempo integral na Escola de Arquitetura da Universidade Anáhuac Mayab e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI-1).

Adriana Ruiz Razura | Arquiteta pela Universidade de Guadalajara, Mestre em História e Doutora em Humanidades e Artes pela Universidade Autônoma de Zacatecas.Professora investigadora em tempo integral UdG, Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores nível 2. Coordenadora-fundadora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Cultural da UDG desde 2005, uma pós-graduação selecionada entre as melhores pós-graduações do mundo segundo a Eduniversal Best Master Programs. Presidente da Benemérita da Sociedade de Geografia e Estatística do Estado de Jalisco 2020-2021. Prêmio Jalisco de Humanismo 2019. Cidadão da República 2020. Prêmio Sucesso em excelência acadêmica 2021. Palestrante internacional com mais de 15 livros publicados sobre investigação histórica.

David Zaraye Weber | Arquiteto pela Universidade de Guadalajara (UDG), com especialidade em Restauro de Monumentos e Reabilitação de Centros Históricos pela Kunst Aakademiet, Copenhague, Dinamarca; Mestrado em Conservação do Patrimônio Construído UDG; Doutoramento em Cidade, Território e Sustentabilidade UDG; membro do Corpo Acadêmico em Gestão do Patrimônio Cultural, membro da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Arquitetura Hospitalar, UNAM. Membro do Sistema Nacional de Investigadores do México (SNI). Publicações: artigos de revistas e livros especializados em história da arquitetura e urbanismo e conservação do patrimônio edificado. Projetos de restauro: Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Hostotipaquillo, Jalisco, Escola Secundária de Jalisco, Biblioteca Ibero-americana Octavio Paz, Guadalajara, Antigo Convento Franciscano de Nossa Senhora de Guadalupe, Sayula, Jalisco, Casa Karam, Colónia Americana, Guadalajara, Jalisco, Declaração de Patrimônio Cultural do Estado de Jalisco do antigo Hospital Civil Fray Antonio Alcalde em Guadalajara, Jalisco.