Heranças coloniais em tempos de 'Black Lives Matter'

Estudos CES

Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08

Marcos Antonio Batista da Silva

Maria Sílvia Ribeiro

Revista Exitus

Apresentação

No campo de estudos das relações étnico-raciais, no âmbito do projeto POLITICS (ERC 725402) investigamos o contexto universitário brasileiro e apreendemos que desde 2003 o Estado veio implementando políticas públicas educacionais, a exemplo das Leis 10.639/03 e 11.645/08 (história e cultura afro-brasileira e indígena), conquista dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro brasileiro. No entanto, as análises críticas relativas à identidade nacional apontam para discursos acadêmicos, com raras exceções, centrados em narrativas eurocêntricas, sem a devida consideração às questões da população negra e indígena brasileiras. Defendemos a importância de maior engajamento da comunidade acadêmica com uma educação antirracista, descolonizando os currículos, rompendo silenciamentos, propondo mudanças de referenciais epistemológicos, incorporando e mobilizando novos sujeitos para combater o racismo.