Oficina Internacional

Solidarity with Timor-Leste struggle for self-determination: actors, institutions, contexts

16 a 19 de maio de 2022

Museu do Oriente (Presencial) | Zoom (Online)

Enquadramento

No âmbito do projeto ADeTiL - A autodeterminação de Timor-Leste: um estudo de História Transnacional, e para dar cumprimento ao programado, pretende-se realizar uma Oficina Internacional sobre a questão da solidariedade com a luta de Timor-Leste pela sua autodeterminação. Este evento terá a colaboração da Fundação Oriente, em cujo Museu do Oriente se deverá realizar a sua parte presencial por forma a potenciar a participação de publico, nomeadamente da comunidade timorense em Portugal, muito concentrada em Lisboa. Dada a experiência (feliz) com eventos online, que permitem a baixo custo envolver intervenientes de várias partes do mundo, prevê-se que este evento venha a ser híbrido, com uma parte presencial e outra em sistema online.

A solidariedade com a luta dos Timorenses ao longo de duas décadas e meia foi critica no sucesso que acabaram por ter. Essa solidariedade assumiu uma variedade de formas, desde apoios de movimentos da sociedade civil, capazes de fazer mudar politicas oficiais de vários países, a apoios de estado (por exemplo, os dos PALOP), e ainda outras instituições, como diferentes Igrejas. Pretende-se reunir nesta oficina um leque vasto de contributos, alguns provenientes de testemunhos de actores, outros da reflexão académica sobre o tema.

Mais informações através do email  TimorLeste.workshop@gmail.com


Inscrição gratuita, mas obrigatória > Até 15 de março (participantes COM comunicação); até 10 de maio (participantes SEM comunicação) | As inscrições presenciais estão limitadas ao número de lugares disponíveis e serão consideradas por ordem de recepção.