Rui Mota Cardoso

Nota biográfica

É Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e responsável pela regência da cadeira de Psicologia Médica. Doutorou-se em Medicina, na especialidade de Psiquiatria pela Universidade do Porto, em 1985 mantendo interesse científico nas áreas de Psicossomática e Memória. É investigador sénior do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), membro da Academia de Ciências Médicas e investigador associado do CES. Fundou a Sociedade Portuguesa de Psicossomática e o Instituto de Prevenção do Stress e Saúde Ocupacional, e é membro fundador do Centro de Ciência Cognitiva da Universidade do Porto. É autor de O Stress nos Professores Portugueses. Estudo IPSSO (Porto Editora, 2002) e de "Crença e Memória", in Gil F, Livet P, Pina Cabral J, O Processo da Crença (Lisboa, Gradiva, 2004), entre outras publicações.