Marcos Silva

Investigador negro em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra, Portugal, onde integra o Projeto POLITICS The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles, com financiamento :European Research Council. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Doutorado Sanduíche no Exterior PNPD/CAPES, na Universidade de Coimbra, Portugal, com pesquisa na temática das relações étnico-raciais, trajetórias de pesquisadores/as negros/as. Estágio pós-doutoral em Psicologia Educacional, com apoio da Capes/Brasil, com pesquisa sobre Letramento e desigualdades educacionais. Mestrado em Psicologia Educacional, e graduação em Psicologia, tem formação em Educação para as relações étnico-raciais.

Silva, Marcos Antonio Batista da (2019), "Entrevista com a pesquisadora Maria Paula Meneses - Sobre colonialismo e descolonização", Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 7, 1, 03-17

Silva, Marcos; Cleomar, Azevedo; Picanço Jr, Álvaro da Cruz; Salgado, Varter Lima (2019), "Contemporary research in Educational Psychology", Ciencias Psicológicas, 13, 1, 82-92

Silva, Marcos; Azevedo, Cleomar (2018), Direitos Humanos e educação da população negra no Brasil, in Elione Maria Nogueira Diógenes;Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (org.), Educação em direitos humanos : paz, democracia e justiça social. Marília, Sp: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 51-68