Natália Bueno

Natália Bueno é investigadora em pós-doutoramento no projeto "CROME - Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: As Guerras Coloniais e de Libertação em Tempos Pós-Coloniais", coordenado por Miguel Cardina e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação. É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra (CES/FEUC), mestre em Política Comparada pela London School of Economics (LSE), e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Sua investigação doutoral contribui para os estudos de pós-conflito e de construção da paz ao oferecer uma conceptualização operacionalizada do conceito de reconciliação com indicadores no nível prático. Natália aplica tal conceptualização ao caso moçambicano, desafiando o entendimento de que um dia o país tenha se reconciliado. Seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória, das guerras coloniais e de libertação, e nos debates sobre justiça transicional e reconciliação em sociedades com passados violentos.

Bueno, Natália (2019), "Reconciliation in Mozambique: was it ever achieved?", Conflict, Security & Development, 19, 5, 427-452

Bueno, Natália (2017), Moçambique em Revisão: Uma Nova Perspectiva sobre o Papel da, in Maria Paula Araújo & António Costa Pinto (org.), Democratização, Memória e Justiça de Transição nos Países Lusófonos, 259-288

Bueno, Natália (2015), "Provincial Autonomy: the Territorial Dimension of Peace in Mozambique", GIGA Focus International Edition, 10, 1-8