Natália Bueno


Nota biográfica

Natália Bueno é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra na linha de investigação "A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos". Atualmente desenvolve o projeto "REINTEGRA - Reviewing the impact of amnesty in the reintegration of ex-combatants: A bottom-up view of the case of Mozambique", no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) da FCT. Foi membro do projeto "CROME - Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: As Guerras Coloniais e de Libertação em Tempos Pós-Coloniais", coordenado por Miguel Cardina e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (2017-2023). É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra (CES/FEUC), mestre em Política Comparada pela London School of Economics (LSE), e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Sua investigação doutoral contribui para os estudos de pós-conflito e de construção da paz ao oferecer uma conceptualização operacionalizada do conceito de reconciliação com indicadores no nível prático. Natália aplica tal conceptualização ao caso moçambicano, desafiando o entendimento de que um dia o país tenha se reconciliado. Seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória, das guerras coloniais e de libertação, e nos debates sobre justiça transicional e reconciliação em sociedades com passados violentos.


Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Bueno, Natália (2023), Reflexões sobre o Processo de Reconciliação em Moçambique, in Silas Fiorotti; Noemi Alfieri; Oliveira Miguel; Washington Nascimento (org.), Histórias & Políticas em Contextos Africanos. Rio de Janeiro: Autografia, 251-288

Artigo em Revista Científica

Alves Lamas, Isabella; Bueno, Natália (2021), "Moçambique e "uma guerra que parece não ter fim" em Terra Sonâmbula", Revista de Ciências Sociais, 52, 1, 109-138

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Artigo em Revista Científica

Bueno, Natália (2021), "Different mechanisms, same result: Remembering the liberation war in Mozambique", Memory Studies, 14, 5, 1018-1034

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