Paula Casaleiro

Paula Casaleiro é investigadora no projeto QUALIS - Qualidade da Justiça em Portugal! Impacto das condições de trabalho no desempenho profissional de juízes e magistrados do Ministério Público, coordenado por João Paulo Dias e Conceição Gomes, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integrando o núcleo DECIDe. Atualmente, é ainda cocoordenadora da secção temática "Sociologia do Direito e da Justiça" da Associação Portuguesa de Sociologia. Tem o grau de Doutora em Sociologia do Direito, no âmbito do programa «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI», pela Universidade de Coimbra, bem como o grau de mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2018, recebeu o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, com a tese de doutoramento "Justiça procura perícia(s). Os processos de regulação das responsabilidades parentais". Os interesses actuais de investigação centram-se em questões associadas ao direito e à justiça de família e das crianças, em particular a regulação do exercício das responsabilidades parentais, à relação entre direito e ciência e género, e às condições de trabalho no sistema judicial.

Branco, Patrícia; Casaleiro, Paula; Pedroso, João (2018), "Sociologia do direito made in Portugal: o contributo do CES no panorama nacional", e-cadernos CES, 29, 237-252

Casaleiro, Paula; Santos, Andreia (2018), "Famílias em tempos de crise: a regulação judicial do exercício das responsabilidades parentais", Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 35, 43-62

Livro

Pedroso, João; Santos, Andreia; Casaleiro, Paula; Branco, Patricia (2017), A Proteção das Crianças no concelho de Lisboa - Mapa(s) do desempenho das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Porto: Vida Económica