Paula Casaleiro

Paula Casaleiro é investigadora do Centro de Estudos Sociais. Tem o grau de Doutora em Sociologia do Direito, no âmbito do programa «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI», pela Universidade de Coimbra, bem como o grau de mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2018, recebeu o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, com a tese de doutoramento "Justiça procura perícia(s). Os processos de regulação das responsabilidades parentais". Integra, atualmente, os projeto de investigação "QUALIS - Qualidade da Justiça em Portugal! Impacto das condicões de trabalho no desempenho profissional de juízes e magistrados do Ministério Público", coordenado por João Paulo Dias, e "FRANET (multidisciplinary research network)", coordenada por Conceição Gomes. É ainda cocoordenadora da secção temática "Sociologia do Direito e da Justiça" da Associação Portuguesa de Sociologia. Os seus interesses de investigação e publicações centram-se nas questões associadas ao direito e à justiça de família e das crianças, à relação entre direito e ciência, e às condições de trabalho no sistema judicial.

Casaleiro, Paula (2022), "The medicalization of family judicial conflicts: A path towards normalization", Oñati Socio-Legal Series, 12, 3, 424-442

Casaleiro, Paula (2021), A Medicalização dos conflitos judiciais de família e das crianças, in Tiago Pires Marques e Sílvia Portugal (org.), A Saúde Reinventada. Novas perspectivas sobre a medicalização da vida. Coimbra: Edições Almedina, 319-344

Dias, João Paulo; Casaleiro, Paula; Maneca Lima, Teresa; Gomes, Conceição (2021), O Acesso aos Tribunais em Tempos de Pandemia: análise do contexto português, in Alberto Carvalho Amaral, Cléber Francisco Alves e Maurílio Casas Maia (org.), Defensoria Pública e COVID-19 no Cenário Intra e Pós-pandémico.. São Paulo: Editora D'Plácido, 293-321