Chiara Carrozza

Nota biográfica

Formada em Economia pela Universidade de Roma La Sapienza e doutorada em Ciência Política (Universidade de Turim), Chiara Carrozza é, atualmente, investigadora do CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (financiamento FCT). Vive em Portugal, alternando a sua estadia entre Coimbra e Lisboa. O seu atual projeto de investigação aborda o tema do expertise e da cooperação científica na investigação do clima: a sua área de atuação recai no financiamento e na dinâmica de investigação do clima no Espaço Europeu de Investigação, como um fator importante para demonstrar as desigualdades na produção e visibilidade do conhecimento. Trabalha também sobre as áreas da política de investigação pública e a política e políticas da água, assim como fomenta abordagens metodológicas e teóricas, tais como o STS, Sociologia Digital e ANT. Foi investigadora principal do projeto de investigação "A importância de ser digital. Explorar as práticas académicas digitais e os métodos digitais", selecionado pelo FCT para financiamento, na sequência do convite à apresentação de propostas de Projetos Exploratórios, em 2013. O projeto estudava o impacto das práticas académicas digitais, em termos teóricos e metodológicos (financiamento concedido de 47.677,00 euros).