Fábio Sampaio

Nota biográfica

Fábio Sampaio é Licenciado em Sociologia com menor em gestão. Durante a sua licenciatura foi reconhecido com o prémio de mérito - 'Melhor Aluno a Concluir a Licenciatura em Sociologia concedido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no ano 2013/2014'. Ainda durante o seu percurso académico, foi participante ativo na vida associativa, tendo sido Coordenador Geral do Pelouro de Pedagogia e Saídas Profissionais do Núcleo de Estudantes de Sociologia da Associação Académica de Coimbra, foi ainda, Coordenador não efetivo do Pelouro da Cultura da AAC e Representante dos Alunos de Sociologia no Concelho Pedagógico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Na mesma instituição de ensino (FEUC), frequentou e concluiu com mérito o Mestrado em Gestão, com a tese - Uma Visão dos Empreendedores por Necessidade: Caso do PAECPE. Atualmente, é aluno do Doutoramento em Sociologia na FEUC e investigador júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A sua carreira de investigação iniciou em 2013 como estagiário de iniciação à investigação científica no projeto TRAUMA - Vítimas, trauma e processos institucionais: para além de uma ética da vítima. Seguidamente, atuou como investigador e pivô do projeto no projeto: Atlantic-Social-Lab - Cooperação Atlântica para a promoção da inovação social. Atualmente é o Research and Project Manager do Projecto URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the cocreation of social,environmental and marketable NBS. Os seus interesses de estudo e investigação centram-se na Sociologia Económica, Inovação Social, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Académico, Estudos Sociais da C&T, Transferência de Conhecimento, Desenvolvimento Regional, entre outros.

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Pinto, Hugo; Nogueira, Carla; Guerreiro, André; Sampaio, Fábio (2021), "Social Innovation and the Role of the State: actor's perspectives for a paradigm shift", World, 2(1), 62-80