Antoni Aguiló

Antoni Aguiló é licenciado em Filosofia pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Filosofia do Direito, Moral e Política e Doutor pela UIB em Ciências Sociais e Humanas. Entre 2006 e 2010 tem sido pesquisador beneficiário do programa estatal de Formação de Pessoal Universitário (FPU) do Ministério Espanhol da Educação. É membro do DECIDe - Núcleo da Democracia, Cidadania e Direito do CES e colabora com o grupo de pesquisa Política, Trabalho e Sustentabilidade (PTS) do Departamento de Filosofia e Trabalho Social da UIB. Tem ainda participado em vários encontros científicos nacionais e internacionais e tem publicado temas relacionados com os seus interesses de pesquisa. Os seus principais temas de pesquisa são: o estudo dos processos de globalização e os seus aspectos políticos e filosóficos; a teoria crítica da democracia, do poder, da participação e da cidadania no âmbito da globalização contra-hegemônica; e a análise da interculturalidade como instrumento de emancipação social. Deposita igualmente o seu interesse académico e pessoal em outra temática, nomeadamente no campo da sexualidade e da diversidade afetiva e sexual.

Livro

Boaventura, Santos; Antoni, Aguiló (2019), Aprendizajes globales Descolonizar, desmercantilizar y despatriarcalizar desde las epistemologías del Sur. Barcelona: Icaria

Livro

Aguiló, Antoni (orgs.) (2018), X Jornadas Estrategias Positivas de Desarrollo: mujeres en resistencia: experiencias de África y Asia frente a la violencia machista. Bilbao: Serv. Central de Publicaciones Gobierno Vasco