Catarina Martins

cmartins@ci.uc.pt

Catarina Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. è docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.

Martins, Catarina (2019), "Corpos nus de mulheres negras: eixos poéticos e políticos da escrita de mulheres africanas lusófonas", Revista Estudos Feministas, 27, 1, 1-12

Martins, Catarina (2019), CORPOS NUS DE MULHERES NEGRAS: poéticas da violência / poéticas da resistência"., in Ana Maria Veiga et al. (org.), Mundos de Mulheres no Brasil. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 175-184

Martins, Catarina (2019), "O LUGAR DO "AFRO": feminismos negros vs feminismos africanos", Revista Feminismos, Vol. 6, N. 2 (2018), 4-18