Cecilia MacDowell Santos

Cecília MacDowell Santos é Doutorada em Sociologia pela Universidade da Califórnia-Berkeley e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e Professora Catedrática do Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco (USF), na Califórnia, EUA. No CES, integra o Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), co-coordena o programa de doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e leciona neste e no programa de doutoramento "Sociology of the State, Law, and Justice". Os seus actuais interesses de investigação centram-se em dois temas: discursos e práticas sobre violência contra mulheres e mobilização dos direitos humanos em escalas local, nacional e transnacional. No âmbito da primeira temática, tem vindo a realizar estudos sobre as relações entre o Estado, o sistema de justiça criminal e os movimentos de mulheres no Brasil, com enfoque nas leis e políticas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres. Com relação ao segundo tema, tem realizado estudos sobre a mobilização transnacional dos direitos humanos das mulheres, dos direitos indígenas e do direito à memória política, especialmente nos contextos do Brasil e do sistema interamericano de direitos humanos. Também tem realizado estudos sobre a mobilização jurídica transnacional dos direitos humanos no contexto português e europeu. É autora de Women's Police Stations: Gender, Violence, and Justice in São Paulo, Brazil (Palgrave Macmillan, 2005); organizadora de A Mobilização Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (Edições Almedina, 2012); co-organizadora de Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precariedades, Diferenças, Interculturalidades (Edições Almedina, 2019), Desarquivando a Ditadura: Memória e Justiça no Brasil (Editora Hucitec, 2009) e Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Brasileiro: Estudos sobre Brasil, Guatemala, Moçambique, Peru e Portugal (Ministério da Justiça do Brasil, 2010). Tem inúmeros artigos publicados em livros e revistas internacionais peer-reviewed, incluindo Latin American Research Review, Latin American Perspectives, Cadernos PAGU, Revista Estudos Feministas, Journal of Human Rights Practice, Sur-International Journal on Human Rights, entre outras.

Santos, Cecilia MacDowell; Carlet, Flávia (2020), Advocacia Popular e Ativismo Jurídico Transnacional: Contornos Conceituais à Luz das Epistemologias do Sul, in José Ricardo Cunha (org.), Teorias Críticas e Crítica do Direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 85-124

Santos, Cecilia MacDowell (2019), Dualismo Jurídico e Estado Bipolar: Desafios aos Direitos Humanos dos Povos Indígenas no Brasil, in Boaventura de Sousa Santos, Cecília MacDowell Santos, Bruno Sena Martins (org.), Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precariedades, diferenças, interculturalidades. Coimbra: Almedina, 241-275

Santos, Boaventura de Sousa; Santos, Cecilia MacDowell; Martins, Bruno Sena (2019), Introdução, in Boaventura de Sousa Santos, Cecília MacDowell Santos, Bruno Sena Martins (org.), Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precariedades, diferenças, interculturalidades. Coimbra: Almedina, 9-20