Elísio Estanque

Nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi activista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipe de sociologia/ ciências sociais da FEUC, onde se mantém. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua activista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais.

Estanque, Elísio; A. Costa, Hermes; Fonseca, Dora; Santos, Andreia (2019), Are Trade Unions Trapped? Precariousness and Labour struggles at the Left Turn in Portugal, in Schmalz, Stefan & Brandon Sommer (eds.) (org.), Confronting Crisis and Precariousness: Organized Labour and Social Unrest in the European Union. London/ N. York: Rowman & Littlefield, 93-109

Estanque, Elísio (2019), Organizações e desafios sociolaborais: breves notas numa perspetiva psicossociológica, in Rui Namorado (org.), A Economia Social: olhares cruzados. Coimbra: Almedina

Estanque, Elísio (2019), Tempos conturbados no mundo do trabalho: do proletariado ao precariado, in Namora, Nuno; Barroso, Nuno (org.), Negociação Coletiva. Estado e Desafios em Portugal e no Brasil.. Porto: Vida Económica, 103-119