Hermes Augusto Costa

hermes@fe.uc.pt

Hermes Augusto Costa é sociólogo, professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (pertencendo ao núcleo POSTRADE). Desde 2008/09, é cocoordenador do Programa de Doutoramento em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo. É atualmente subdiretor da FEUC. As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Alguns dos seus livros mais recentes (como autor/coautor e organizador/coorganizador): O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (Coimbra: Almedina, 2011); Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal (Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014); Ensaios de direito e de sociologia a partir do Brasil e de Portugal: movimentos, direitos e instituições (Curitiba: Instituto Memória Editora, 2014; Desigual e combinado. Precariedade e lutas sociais no Brasil e em Portugal (São Paulo: Alameda, 2016); O futuro do trabalho em debate: simulação da Conferência Internacional do Trabalho na Universidade de Coimbra (Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017); Poderes sindicais em debate: desafios e oportunidades na Autoeuropa, TAP e PT/Altice (Coimbra: Almedina, 2020); Um vírus que nos (re)une: reflexões da FEUC (Porto: Vida Económica, 2020); Trade Union Powers: Implosion or Reinvention? (Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing; 2020)

Costa, Hermes Augusto (2020), "Conflitos sociais na era da (pos)austeridade de Portugal", Lutas Sociais, 24, 44, 48-62

Costa, Hermes Augusto (2020), Social Dialogue and the Future of Work, in W. Leal Filho et al. (eds.) (org.), Decent Work and Economic Growth. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer International Publishing, 1-11

Livro

Garrido, Álvaro; Costa, Hermes Augusto (orgs.) (2020), Um vírus que nos (re)une: reflexões da FEUC. Porto: Vida Económica