Hermes Augusto Costa

hermes@fe.uc.pt

Hermes Augusto Costa é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar com Agregação. Ao nível do ensino pós-graduado, é cocoordenador do Programa Doutoramento em "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo" ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES). É investigador do CES desde 1993, tendo sido cocoordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Sindicalismo entre 2002 e 2010, bem como do Núcleo Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) entre 2011 e 2013. As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Nestes domínios, tem publicado nacional e internacionalmente vários artigos e livros. De entre os seus livros mais recentes contam-se: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT, Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo), Coimbra: Almedina/CES, 2009 [Prémio Agostinho Roseta/6.ª edição, atribuído pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque), Coimbra: Almedina/CES, 2011; Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal (coautoria com Paula Reis Costa). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014; Ensaios de direito e de sociologia a partir do Brasil e de Portugal: movimentos, direitos e instituições (coorg com Gisela M. Bester e Gloriete M. A. Hilário). Curitiba: Instituto Memória Editora, 2014; Desigual e combinado. Precariedade e lutas sociais no Brasil e em Portugal (coorg com Ruy Braga e Elísio Estanque). São Paulo: Alameda, 2016; O futuro do trabalho em debate: simulação da Conferência Internacional do Trabalho na Universidade de Coimbra (org.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

Estanque, Elísio; Santos, Andrea; Costa, Hermes; Fonseca, Dora (2019), Are Trade Unions Trapped? Precariousness and Labour struggles at the Left Turn in Portugal, in Schmalz, Stefan & Brandon Sommer (eds.) (org.), Confronting Crisis and Precariousness: Organized Labour and Social Unrest in the European Union. New York: Rowman & Littlefield.

Carvalho, Fernanda Forte; Costa, Hermes Augusto (2019), "A CUT no quadro da governança do PT: da disputa pela representatividade aos dilemas da ação cidadã", in Iram Jácome Rodrigues (org.), Trabalho e ação coletiva no Brasil: contradições, impasses, perspetivas (1978-2018). São Paulo: Annablume, 333-357

Costa, Hermes Augusto (2019), "Diálogo social e futuro do trabalho", Dirigir & Formar, 23, 19-23