Irina Velicu

968 / 5000 Irina Velicu é Investigadora que trabalha com conflitos socioambientais na Europa pós-comunista no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente é a Investigadora Principal do projeto JustFood FCT, expandindo o seu trabalho ao olhar para a justiça alimentar. O Dr. Velicu é membro do núcleo POSTRADE e do ECOSOC, olhando para as interseções da justiça social e ambiental. Ela possui um PhD em Ciência Política pela University of Hawaii (EUA) e um MA em Estudos Internacionais pela University of Warwick (Reino Unido). Seu trabalho recebeu financiamento de organizações de pesquisa nacionais e internacionais (incluindo a EU-FCT, Marie Curie, Chevening. A Dra. Velicu trabalhou como Pesquisadora Experiente Marie Curie na Rede Europeia de Ecologia Política ENTITLE. Suas publicações recentes podem ser encontradas em Política Ambiental , Teoria, Cultura e Sociedade, Economia Ecológica, Geoforum, Nova Ciência Política, Globalizações.

Velicu, Irina; Ogrezeanu, Andreea (2021), "Quiet no More: The Emergence of Food Sovereignty Movement in Romania", Journal of Rural Studies

Velicu, Irina (2021), The Peasant Way: Reflecting on the Political Logic of the Food Sovereignty Movement, in Maria Kaika, Roger Keil, Tait Mandler, Yannis Tzaninis (org.), Urban Political Ecology: beyond the Urbanization of Nature Thesis

Velicu, Irina; Barca, Stefania (2020), "The Just Transition and its Work of Inequality", Sustainability: Science, Practice and Policy, 16, 1, 263-273