João Rodrigues

João Rodrigues é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade. Doutorado pela Universidade de Manchester, a sua investigação tem-se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à financeirização do capitalismo em Portugal e à crise do Euro, sendo autor de diversas publicações nestas áreas, incluindo em revistas académicas como o Cambridge Journal of Economics ou a Review of International Political Economy. É ainda coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde diplomatique - edição portuguesa.

Rodrigues, João (2020), Uma Europa com Amos - Notas Críticas de História de uma Economia Política, in Sheila Khan, Vítor de Sousa e Rita Ribeiro (org.), O mundo na Europa: crises e identidades. V. N. Famalicão: Edições Húmus, 43-71

Rodrigues, João (2020), "Chaining and Unchaining Democratic Sovereignty: (Supra)National Institutions In, and Beyond, Neoliberalism", Journal of Economic Issues, 54, 4, 1055-1070

Coimbra, Paulo; Rodrigues, João (2020), As vulnerabilidades macroeconómicas nacionais: uma abordagem monetária moderna, in José Reis (org.), Como reorganizar um país vulnerável?. Coimbra: Actual, 63-110