João Rodrigues

João Rodrigues é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade. Doutorado pela Universidade de Manchester, a sua investigação tem-se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à financeirização do capitalismo em Portugal e à crise do Euro, sendo autor de diversas publicações nestas áreas, incluindo em revistas académicas como o Cambridge Journal of Economics ou a Review of International Political Economy. É ainda coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde diplomatique - edição portuguesa.

Rodrigues, João (2019), Novas economias em Portugal: o caso dos economistas Pinto Barbosa, in Vítor Neves e José Reis (org.), A Ciência Económica em Portugal - Uma História Recente. Coimbra: Almedina, 61-97

Rodrigues, João (2019), Ordem espontânea ou engenharia política em grande escala? F. Hayek e a incrustação federal do neoliberalismo, in António Bento e José Manuel Santos (org.), Neoliberalismo, Liberdade e Governo. Lisboa: Documenta, 105-132

Rodrigues, João (2018), "Na sombra de 1989: economia política internacional depois do fim da história", Revista Crítica de Ciências Sociais, Número especial, 189-216