José Reis

José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde se licenciou [1978] e doutorou [1989] em Economia com uma tese publicada em livro sob o título "Os Espaços da Indústria: a regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal", Porto, Afrontamento, 1992. Em 1998 obteve a Agregação, com uma lição sobre "O institucionalismo económico: crónica sobre os saberes da Economia". É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas e Cocoordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro [1996-1999], Secretário de Estado do Ensino Superior [1999-2001], Presidente do Conselho Científico [1992-1994 e 2000-2004] e Diretor da FEUC [2009-2015] e Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Economia Política [2016-2020]. Em 2018 foi convidado da Maison des Sciences de l'Homme, em Paris, como Directeur d'Études Associé. Tem sido investigador ou professor visitante em Universidades dos Estado Unidos da América, da França, da Itália e do Brasil. Desenvolve investigação em três grandes áreas: a) organização e evolução dos sistemas económicos, tendo em conta as dinâmicas produtivas, o trabalho e os sistemas de emprego e de provisão e a formas de inserção internacional; b) territórios, sistemas produtivos e as dinâmicas regionais; c) governação e instituições da economia. Assume uma perspetiva de economia política institucionalista e interessa-se pelas economia portuguesa e europeia. É autor dos seguintes livros: "Cuidar de Portugal: Hipóteses de Economia Política em tempos convulsos", Coimbra, Almedina, 2020, "A Economia Portuguesa: Formas de Economia Política numa periferia persistente (1960-2017)", Coimbra, Almedina, 2018, "Ensaios de Economia Impura", Coimbra, Almedina/CES, 2007 (1ª edição) e 2009 (2ª edição)," Portugal e a Europa em Crise: Para acabar com a economia de austeridade", Lisboa, Actual, 2011 (com João Rodrigues). Coordenou os livros "A Economia Política do Retrocesso: Crise, causas e objetivos", Coimbra, Almedina/CES, 2014, e "Como Reorganizar um País Vulnerável?", Coimbra: Actual, 2020. Em 2019 participou em dois livros resultantes de projetos de investigação de que fez parte: "A Nova Questão da Habitação em Portugal: Uma abordagem de economia política (Ana Cordeiro Santos, org., Coimbra: Actual, 53-86), onde publicou o capítulo "O território ainda existe? Sistemas de provisão de habitação e o desperdício do país" e "A Ciência Económica em Portugal" (Vítor Neves e José Reis, org. Coimbra: Edições Almedina), sendo autor do capítulo "O GEBEI: Um pensamento económico estruturado na periferia da Europa" e co-autor de "As ideias económicas em debate".

Livro

Reis, José (orgs.) (2020), Como reorganizar um país vulnerável?. Coimbra: Almedina

Reis, José (2020), O tempo das alternativas: criar uma economia do cuidado, in Álvaro Garrido e Hermes Augusto Costa (org.), Um Vírus que nos (Re)úne: reflexões da FEUC. Porto: Vida Económica, 249-252

Reis, José (2020), Vulnerabilidades: pensar um país frágil, in Álvaro Garrido e Hermes Augusto Costa (org.), Um Vírus que nos (Re)úne: reflexões da FEUC. Porto: Vida Económica, 41-44