José Reis

José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde se licenciou [1978] e doutorou [1989] em Economia com uma tese publicada em livro sob o título "Os Espaços da Indústria: a regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal", Porto, Afrontamento, 1992. Em 1998 onde obteve a Agregação, com uma lição sobre "O institucionalismo económico: crónica sobre os saberes da Economia". Em 2018 foi Directeur d'Etudes Associé da Maison des Sciences de l'Homme, em Paris. É Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Economia Política, membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas e Cocoordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro [1996-1999], Secretário de Estado do Ensino Superior [1999-2001] e Presidente do Conselho Científico [1992-1994 e 200-2004] e Diretor da FEUC [2009-2015]. Tem sido investigador ou professor visitante em Universidades dos Estado Unidos da América, da França, da Itália e do Brasil. Desenvolve investigação em três grandes áreas: a) a organização e a evolução dos sistemas económicos, tendo em conta as dinâmicas produtivas, o trabalho e os sistemas de emprego e de provisão e a formas de inserção internacional; b) os territórios, os sistemas produtivos e as dinâmicas regionais; c) a governação e as instituições da economia. A sua referência principal é economia portuguesa e a economia europeia. Em 2018 publicou o livro "A Economia Portuguesa: Formas de Economia Política numa periferia persistente (1960-2017)", Coimbra, Almedina. Em "Ensaios de Economia Impura", Coimbra, Almedina/CES, 2007 e 2009, desenvolveu a sua perspetiva institucionalista. Em "Portugal e a Europa em Crise: Para acabar com a economia de austeridade", Lisboa, Actual, 2011 (com João Rodrigues) e em "A Economia Política do Retrocesso: Crise, causas e objetivos", Coimbra, Almedina/CES, 2014, que organizou, centrou-se na problemática da crise e da austeridade.

Reis, José (2019), O território ainda existe? Sistemas de provisão de habitação e o desperdício do país, in Ana Cordeiro Santos (org.), A nova questão da habitação em Portugal: Uma abordagem de economia política. Coimbra: Actual, 53-86

Reis, José (2019), Bernard Maris, o homem da cidade, o economista culto que alisou fronteiras, in Bernard Maris (org.), O Futuro do Capitalismo. Coimbra: Actual

(2019), Recuperar o país inteiro: discutir a regionalização em busca do tempo perdido, in José Alberto Rio Fernandes et. al (org.), Descentralização & Desenvolvimento. Porto: CEGOT, 1-5