Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Maeso, Silvia Rodríguez (2022), coordenação do CES Winter School Resistências anticoloniais e racismo institucional, Madrid, Centro de Estudos Sociais.

Maeso, Silvia Rodríguez (2018), coordenação do (Re)pensar a legislação e as políticas públicas através do (anti)racismo, Fundação José Saramago, Lisboa, Centro de Estudos Sociais.

Maeso, Silvia Rodríguez (2018), coordenação do Escola de Verão: Racismo, Eurocentrismo e Lutas Políticas, Coimbra, Centro de Estudos Sociais.

Maeso, Silvia Rodríguez (2018), formador no Programa de Pós-graduação em Educação: Antirracismo e Educação na América Latina e na Europa, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação.

Maeso, Silvia Rodríguez (2017), coordenação do Escola de Verão: Racismo, Eurocentrismo e Lutas Políticas, Centro de Estudos Socias - Coimbra, Centro de Estudos Socias.

Maeso, Silvia Rodríguez (2016), coordenação do Escola de Verão: Racismo, Eurocentrismo e Lutas Políticas, Centro de Estudos Socias - Coimbra, Centro de Estudos Socias.

Maeso, Silvia Rodríguez (2015), coordenação do Summer School: Racism, Eurocentrism and Political Struggles, CES Lisboa, Centro de Estudos Sociais.

Maeso, Silvia Rodríguez (2011), coordenação do Eurocentrismo, Racismo e Educação: Legados e Desafios da História,, Coimbra, CES.

Maeso, Silvia Rodríguez (2011), coordenação do Experiências de Investigação: Metodologias e Desassossegos, Coimbra, CES.

Maeso, Silvia Rodríguez (2009), formador no Europa como ideia e prática, Coimbra, CES.

Maeso, Silvia Rodríguez (2008), coordenação do Indígenas, nativos, nações: identidades colectivas e classificações étnicas, Centro de Estudos Sociais, Centro de Estudos Sociais.

Orientações de Teses de Doutoramento

23-10-2023 - Coorientação (com Thula Pires) da tese de Doutoramento "States in denial: Anti-Black Racism, Law and Policy in Brazil and Peru", da autoria de Luana Coelho.

11-07-2023 - Coorientação (com Lígia Ferro) da tese de Doutoramento "Anti-racism in Portugal from past to present: movements and words", da autoria de Pedro Varela.

29-05-2023 - Coorientação (com Ruth Wilson Gilmore) da tese de Doutoramento "Beyond Loss: Race, Displacement and the Political", da autoria de Ana Rita Alves.

27-03-2019 - Orientação da tese de Doutoramento "Futebol, raça e nação em Portugal", da autoria de Pedro Freitas de Sá Sousa de Almeida.

05-11-2018 - Coorientação (com Giovanni Allegretti) da tese de Doutoramento "Observatórios de políticas públicas: um estudo sobre a mobilização de conhecimentos para a democratização da elaboração e controle das políticas ", da autoria de Neiara Morais.

08-01-2015 - Orientação da tese de Doutoramento "'ACESSO À CIDADE': A politização do direito nos processos de regularização fundiária em Belo Horizonte", da autoria de João Paulo Galvão dos Santos.

em curso - Coorientação (com Nelson Maldonado-Torres) da tese de Doutoramento " RACISM IN ACADEMIA. POLITICS OF KNOWLEDGE, BLIND SPOTS AND THE PRODUCTION OF ANTI-GYPSYISM", da autoria de Cayetano Fernández.

em curso - Coorientação (com Dora Fonseca) da tese de Doutoramento "A encruzilhada da precarização é negra e feminina: mulheres negras/afrodescendentes no trabalho de limpeza em Portugal e no Brasil.", da autoria de Renata Almeida.

em curso - Coorientação (com Thula Pires) da tese de Doutoramento "Antiracism and the official discourses on race in Brazil and Peru: (un)challenging the regimes of denial and the racial rule ", da autoria de Luana Coelho.

em curso - Coorientação (com Amílcar Araújo Pereira) da tese de Doutoramento "Black articulations in military dictatorships: Peru and Brazil (1968-1980)", da autoria de Ana Júlia França Monteiro.

em curso - Coorientação (com Marcus Verhagen) da tese de Doutoramento "For the Love of Art? European Museums Facing Their Contradictions", da autoria de Joana Da Palma Monbaron.

em curso - Coorientação (com Sara Araújo) da tese de Doutoramento "From the Empires at the margins to the margins of the Empires. Deconstructing political spaces and decolonizing political narratives in the Early North America between the Hudson and the Delaware rivers (1609-1664) ", da autoria de Gaetano Marco Latronico .

em curso - Coorientação (com Nelson Maldonado-Torres) da tese de Doutoramento "Racism in Academia. Politics of Knowledge, Blind Spots and the Production of Anti-Gypsyism", da autoria de Cayetano Fernández.

em curso - Coorientação (com Felipe da Silva Freitas) da tese de Doutoramento "Sistema de justiça criminal e desigualdade racial: uma análise sociojurídica a partir de audiências e sentenças de tráfico de drogas no Rio de Janeiro", da autoria de Mariana Dornellas.

em curso - Coorientação (com Jaime Amparo Alves) da tese de Doutoramento "The Anti-Roma Europe: Racism, Violence and the (Un)Governability of the Roma Body", da autoria de Sebijan Fejzula.

Orientações de Teses de Mestrado

12-11-2011 - Coorientação (com Isabel Caldeira) da tese de Mestrado "Auto-representação das mulheres no cotidiano: um reflexo das conquistas sociais", da autoria de Jacqueline Cunha.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

28-09-2019 - Coorientação (com Cecília MacDowell Santos) da tese de "Em busca do potencial institucional emancipatório da Defensoria Pública: um estudo antimanicomial e antirracista sobre medidas de segurança e mulheres privadas de liberdade nos Hospitais de Custódia do Estado do Rio de Janeiro", da autoria de Patrícia Magno.