Silvia Rodríguez Maeso

srodrig@ces.uc.pt

Doutorada em Sociologia Política (Universidade do País Basco); Silvia é investigadora principal do CES e forma parte da equipa do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Silvia é professora nos Programas de Doutoramento "Democracia no Século XXI" (CES/FEUC) e "Human Rights in Contemporary Societies"(CES/IIIUC). Atualmente coordena os projetos COMBAT - "O combate ao racismo em Portugal: uma análise de políticas públicas e legislação antidiscriminação" (FCT, 2016-2019); e POLITICS - "A política do (anti)racismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas" (ERC, 2017-2022). O seu trabalho de investigação e ensino em programas de pós-graduação debruça-se nos âmbitos das teorias críticas sobre raça e (anti-)racismo e o pensamento descolonial, com ênfase na análise da relação entre poder e produção de conhecimento, políticas públicas e discurso socio-legal. Atualmente desenvolvo a minha investigação em projetos colaborativos sobre racialização e segregação residencial, violência policial e políticas públicas em contextos europeus e em Abya Yala.

Araújo, Marta; Maeso, Silvia Rodríguez (2019), El poder del racismo en la academia: producción de conocimiento y disputas políticas, in Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins (org.), El pluriverso de los derechos humanos. La diversidad de las luchas por la dignidad. Madrid: Akal

Maeso, Silvia Rodríguez (2019), "O Estado de negação e o presente-futuro do antirracismo: Discursos oficiais sobre racismo, 'multirracialidade' e pobreza em Portugal (1985-2016)", Revista Direito e Práxis, 10, 3, 2033-2067

Araújo, Marta; Maeso, Silvia Rodríguez (2019), O poder do racismo na academia: produção de conhecimento e disputas políticas, in Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins (org.), O pluriverso dos direitos humanos. A diversidade das lutas pela dignidade. Belo Horizonte: Autêntica