Silvia Rodríguez Maeso

srodrig@ces.uc.pt

Doutorada em Sociologia Política (Universidade do País Basco); Silvia é investigadora principal do CES e forma parte da equipa do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Silvia é professora nos Programas de Doutoramento "Democracia no Século XXI" (CES/FEUC) e "Human Rights in Contemporary Societies"(CES/IIIUC). Atualmente coordena os projetos COMBAT - "O combate ao racismo em Portugal: uma análise de políticas públicas e legislação antidiscriminação" (FCT, 2016-2019); e POLITICS - "A política do (anti)racismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas" (ERC, 2017-2022). O seu trabalho de investigação e ensino em programas de pós-graduação debruça-se nos âmbitos das teorias críticas sobre raça e (anti-)racismo e o pensamento descolonial, com ênfase na análise da relação entre poder e produção de conhecimento, políticas públicas e discurso socio-legal. Atualmente desenvolvo a minha investigação em projetos colaborativos sobre racialização e segregação residencial, violência policial e políticas públicas em contextos europeus e em Abya Yala.

Irazuzta, Ignacio; Peris, Jaume; Rodríguez Maeso, Silvia (2019), "Políticas de aparición/desaparición(The Politics of Appearance/Disappearance)", La desaparición forzada de personas: circulación transnacional y usos sociales de una categoría de los derechos humanos, 9, 2, 155-168

Gatti, Gabriel; Peris, Jaume; Robles Elong, Iñaki; Rodríguez Maeso, Silvia; Sáez Valcárcel, Ramón (2019), "Regreso al vacío: sobre ausencia y desaparición social(Back to the void. Concerning absence and social disappearance)", La desaparición forzada de personas: circulación transnacional y usos sociales de una categoría de los derechos humanos, 9, 2, 183-197

Araújo, Marta; Maeso, Silvia Rodríguez (2019), El poder del racismo en la academia: producción de conocimiento y disputas políticas, in Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins (org.), El pluriverso de los derechos humanos. La diversidad de las luchas por la dignidad. Madrid: Akal