Susana de Noronha

Susana de Noronha é antropóloga, doutorada em sociologia (Com Distinção e Louvor) e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi distinguida com o "Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa 2007" e com o "Prémio Bernardino Machado 2003" de Antropologia pela Universidade de Coimbra. É autora dos livros A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama (2009, Afrontamento); Objetos Feitos de Cancro: mulheres, cultura material e doença nas estórias da arte (2015, Almedina); Cancro Sobre Papel: Estórias de oito mulheres Portuguesas entre palavra falada, arte e ciência escrita (2019, Almedina). Enquanto fazedora de textos e ciência, é também letrista publicada e criadora de ilustração científica em fotografia, pintura e desenho etnográfico criativo.

Noronha, Susana de (2019), Fotografías hechas de cáncer: el arte como pedazo de enfermedad en los relatos de mujeres, in Rebeca Pardo & Montse Morcate (org.), La imagen desvelada: Prácticas fotográficas en la enfermedad, la muerte y el duelo. Barcelona: Sans Soleil Ediciones, 79-122

Noronha, Susana de (2019), "(Un)stitching the Memory and the Story of a Melanoma: Giving a Form to Forgetfulness between Anthropology and Creative Ethnographic Drawing", Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 8,, Nº 2, 73-79

Noronha, Susana de (2019), "The chairs of hereditary cancer: understanding time and illness using creative ethnographic drawing", Comunicação e Sociedade, 35, 153-171