Docência

2020-11-10 - Colaboração nos Seminários de Análise de Discurso, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Tema: Na Terceira Metade: Refazer o cancro/câncer entre corpos, ciências e artes.

2020-09-29 - Colaboração nos seminários do Diploma Superior de Gestión y Políticas de Salud Internacional y Soberanía Sanitaria, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Tema: Cancro, Arte e Epistemologias do Sul/Cáncer, Arte y Epistemologías del Sur, Buenos Aires, Argentina.

2020-08-20 a 2021-02-05 - Professora e co-coordenadora do seminário internacional de Pós-Graduação "Epistemologias do Sul e Saúde: ecologia de experiências, conhecimentos e cuidados", Especialização e Curso Internacional Epistemologias do Sul, 5ª Coorte (2020-2021), Curso de E-Learning, uma iniciativa CES-CLACSO, Centro de Estudos Sociais e Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Rede de Pós-graduações em Ciências Sociais CLACSO /Red de Posgrados en Ciencias Sociales CLACSO, Buenos Aires, Argentina.

2019-12-12 - Colaboração nos Seminários de Sociologia Rural e Urbana, 1º ciclo-Licenciatura em Sociologia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tema: "Arte, Cancro e Corpo: dos espaços urbanos domésticos e hospitalares ao espaço público"

2019-08-12 a 2020-01-28 - Professora e Co-coordenadora do Seminário "Repensar a saúde: conhecimentos, cuidados e resistências/Repensar la salud: conocimientos, cuidados y resistencias", Especialização e Curso Internacional Epistemologias do Sul, 4ª Coorte, Curso de E-Learning, uma iniciativa CES-CLACSO, Centro de Estudos Sociais e Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Rede CLACSO de Pós-graduações em Ciências Sociais/Red CLACSO de Posgrados en Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina.

2019-08 a ... - Professora da Rede de Pós-graduações em Ciências Sociais CLACSO - Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) [Red de Posgrados en Ciencias Sociales CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales]

2018-11-19 - Colaboração nos Seminários de Introdução à Medicina I - Módulo de Sociologia, "Doença oncológica - o apelo multidisciplinar nas abordagens ao cancro" do Mestrado Integrado em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Porto. Tema: "O cancro entre arte(s) e ciência(s): estórias e conhecimentos de mulheres resistentes nas artes plásticas e visuais"

2018-11-14 - Colaboração nos Seminários de Sociologia da Cultura do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. Tema: "Cancro, arte e ciência? Como encontrar/criar ligações entre experiência pessoal, cultura e investigação"

2018-04-24 - Colaboração no Seminário: Design e Multidisciplinaridade, Programa Doutoral de Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, UPTEC PINC, Porto. Tema: "Cancro sobre papel: misturar doenças, voz, arte e ciência em folha A4"

2010-11-02 - Colaboração no Seminário de Ciências da Arte I da licenciatura em Artes Plásticas, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Auditório do Pavilhão Sul, Porto. Tema: "A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama"

2004-09-27 - Colaboração nos Seminários da Licenciatura em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Tema: "Alimentação Cosmética: a indústria alimentar contemporânea enquanto indutora ideológica de corpos, identidades e práticas globalizadas de manutenção da imagem"

2004-09 a 2005-06 - Professora Assistente da Escola Superior Agrária de Coimbra. Cadeira: Antropologia Cultural, 4º ano da licenciatura em Eco-Agroturismo.

2004-05-27 - Colaboração nos Seminários de Licenciatura de Design, da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos. Tema "Mater et Matrix, a produção da memória e do esquecimento no espaço entre nós: Os espaços e objectos quotidianos na estruturação de memórias, passados e identidades biográficas"

2004-05-22 - Colaboração nos Seminários da licenciatura em Higiene Oral no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Tema: "A representação da boca e do corpo na história da cultura material e da produção artística"

2004-01-16 - Colaboração nos Seminários da licenciatura em Higiene Oral no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Tema: "As artes corporais nos processos de manutenção, estetização e exibição material do vínculo ontológico entre indivíduo e sociedade"

2003-12-28 - Colaboração nos Seminários do Mestrado em Património e Turismo, Universidade do Minho, Polo de Guimarães. Tema: "A obsolescência dos conceitos "autêntico" e "réplica" na produção de compreensão sobre a legitimidade etnográfica de objectos dirigidos à exposição e comercialização étnica"