Vítor Neves

vneves@fe.uc.pt

Vítor Manuel Leite Neves é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde integra o Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. É também Colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, integrando a linha temática de "Unidade da Ciência e Interdisciplinaridade". É licenciado em Economia (1981), mestre em Economia Europeia (1993) e doutor em Economia (2003) pela Universidade de Coimbra. É responsável na FEUC pela leccionação de diversas unidades curriculares de 1º e 3º ciclos, colabora no doutoramento CES/FEUC em Governação, Conhecimento e Inovação e no programa interinstitucional (UC/ISCTE/ISEG) em Economia Política: doutoramento interdisciplinar. A sua investigação está centrada no estudo dos fundamentos, natureza e dinâmicas da economia como ciência (Filosofia e História da Economia). Tem trabalhos publicados sobre o significado do 'económico', sistemas abertos, interdisciplinaridade, objectividade, dissensão e pluralismo na Economia e sobre os custos sociais do capitalismo. Co-organizou diversos livros. Coordenou o projecto "Que ciência económica se faz em Portugal? Um estudo da investigação portuguesa recente em Economia (1980 à actualidade)", financiado pela FCT. (http://www.ces.uc.pt/projectos/?prj=14257&id_lingua=1), junho 2016-dezembro 2019. Dinamiza, desde 2009, a realização de um seminário no CES sobre os fundamentos da Economia, o 'CES International Seminar on the Foundations of Economics'. É membro das seguintes associações e redes científicas: - Associação Portuguesa de Economia Política (membro fundador) - Associação Ibérica de História do Pensamento Económico (AIHPE) - European Association for Evolutionary Political Economy (EAEPE) - The European Society for the History of Economic Thought (ESHET) - World Economics Association - K. William Kapp Research Network. É actualmente membro da Assembleia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Vice-Presidente do Conselho Científico do CES. Foi membro do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra entre 2009 e 2019 e seu Vice-Presidente (2004-2006), membro da Assembleia Estatutária da FEUC (Novembro 2008-Março 2009) e membro da Direcção Executiva do CES (2011-2013). É também membro do Conselho de Redacção da revista e-Cadernos CES (desde 2016).

Livro

Neves, Vítor; Reis, José (orgs.) (2019), A ciência económica em Portugal: uma história recente. Coimbra: Edições Almedina

Neves, Vítor (2019), Ciência, valores e política: como os economistas têm vindo a pensar a Economia em Portugal, in Vítor Neves e José Reis (org.), A ciência económica em Portugal: uma história recente. Coimbra: Edições Almedina, 183-221

Neves, Vítor (2018), "Choice and competition in education: an endless controversy?", Análise Social, LIII (2.º), 227, 260-279