Democratização e alteração no corpo da poesia

Lígia Dabul (Universidade Federal Fluminense)

9 de fevereiro de 2012, 17h00

Instituto de Estudos Anglo-Americanos (IENA), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Esse trabalho foca mudanças nos processos de criação poética e no corpo do poema que acompanham a democratização da escrita poética na web. De facto, a observação da poesia criada e veiculada na internet depara com consideráveis transformações que se vêm dando já há cerca de 20 anos nas interações entre poetas e entre estes e seus leitores, e, principalmente, no corpo do poema. Como em tantas outras áreas da vida social, o estudo da poesia e de poetas por meio do que se mostra na web viabiliza, mais que acesso a dados, tocar em realidades inusitadas, baseadas em elementos originais, com nova natureza, por assim dizer. Gostaríamos de apontar algumas formas por meio das quais poetas e não poetas interagem na internet em função de avaliações e práticas vinculadas à poesia, e apresentar algumas nov as configurações que a criação poética vem assumindo nesse meio, em especial no que diz respeito a alterações significativas no corpo, e, por extensão, na imagem do poema - sua silhueta, cor, textura, ambiente visual, dentre outras.

Nota biográfica

Lígia Dabul é poeta, Doutora em Sociologia e Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil, onde coordena o Nectar - Núcleo de Estudos Cidadania, Trabalho e Arte e realiza pesquisas em antropologia e sociologia sobre arte e vida social. Tem organizado e participado de eventos científicos e publicado trabalhos a respeito desse tema.  É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, ambos da UFF. Em poesia, publicou, dentre outros, os livros Som (Rio de Janeiro, Editora Bem-Te-Vi, 2005) e Nave (São Paulo, Lumme Editor, 2010), e a plaquete Algo do Gênero (São Paulo, Arqueria Editorial, 2010).

Bibliografia: Hallam, Elizabeth and Ingold, Tim. "Creativity and cultural improvisation: An Introduction". In Elizabeth Hallam and Tim Ingold (eds.) Criativity and cultural improvisation. Oxford/New York, Berg, 2007.

Nota: No âmbito dos Programas de Doutoramento "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais" (CES/FLUC) e "Estudos Americanos", com o apoio do Programa "Poetas em Residência da FLUC"