Difficulty in Poetry

Peter Quartermain (Universidade de British Columbia)

1 de abril de 2014, 11h00

Anfiteatro IV (5º piso), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

A Dificuldade da Poesia

O que é uma poesia difícil? E por que razão a aprecio (eu, que não posso falar pelos/as outros/as)? Esta conferência debruçar-se-á sobre algumas respostas possíveis a estas duas perguntas e discutirá algumas das questões e alguns dos problemas que elas nos colocam, abordando tópicos como: a natureza da simplicidade e da dificuldade; o que poderemos nós querer significar com a palavra “compreensão”; a natureza do “sentido” e como é ele determinado; e (claro) os prazeres, a que não nos podemos furtar, que a poesia nos oferece. Discutiremos diversos poemas, quase todos (mas nem sempre) escritos no último século.

Nota biográfica

Peter Quartermain ensinou poesia moderna de língua inglesa durante 30 anos na Universidade de British Columbia, no Canadá. Publicou mais de 50 ensaios e artigos em revistas científicas, sendo também autor de várias pequenas publicações de índole artística e de vários livros, de que se destacam Basil Bunting: Poet of the North (1990) e Disjunctive Poetics: from Gertrude Stain and Louis Zukofsky to Susan Howe (1992). Foi o responsável por 4 volumes do Dictionary of Literary Biography: American Poetry 1880-1945 (1986) e co-organizou, com o poeta inglês Richard Caddel, a antologia Other: British and Irish Poetry Since 1970 (1998), tendo ainda co-organizado, com Rachel Blau DuPlessis, a colectânea de ensaios críticos The Objectivist Nexus: Essays in Cultural Poetics (1999). Desde que se aposentou, em 1999, publicou a colectânea de ensaios Stubborn Poetries: Poetic Facticity and the Avant-Garde (2013) e foi o responsável pela organização de The Collected Early Poems and Plays e de The Collected Later Poems and Plays of Robert Duncan (ambos, em 2013). Escreve, neste momento, as suas memórias de infância, passada em Inglaterra durante a 2ª Grande Guerra –secções deste texto apareceram já em algumas revistas – e ainda vai escrevendo uns poemas.

Atividade no âmbito dos Programas de Doutoramento 'Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais' e 'Estudos Americanos'.