CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Curso de Formação | Ciclo saberes cruzados

Histórias na Universidade: ciência cidadã e criatividade no conhecimento sobre o mundo vegetal

14 de abril de 2023, 14h00-17h00

Herbário da Universidade de Coimbra

Programa

14h00 - 14h20: Boas-vindas. Apresentação da iniciativa "Saberes cruzados", das/os formadoras/es e dos objectivos da formação.

14h20 - 15h00: O Herbário da Universidade de Coimbra (COI): contribuições para o estudo da vegetação; gestão, informatização e disponibilização de informação botânica; métodos e técnicas modernos de herbário; colecções biológicas e dados científicos.

15h00 - 15h20: A biodiversidade e os espaços verdes urbanos e a saúde e bem-estar humanos.

15h20 - 15h40: Ciência Cidadã: o que é e o que pode ser na educação.

15h40 - 17h00: Explorator: apresentação do projecto, importância para o estudo e conhecimento sobre botânica e discussão do seu potencial pedagógico em diferentes contextos educativos e áreas e níveis de ensino.

(*) Importante: As/Os docentes devem trazer um computador ou smartphone para poderem explorar a plataforma Explorator.