CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Curso de Formação | Ciclo saberes cruzados

Histórias na Universidade: ciência cidadã e criatividade no conhecimento sobre o mundo vegetal

14 de abril de 2023, 14h00-17h00

Herbário da Universidade de Coimbra

Apresentação

Nesta acção de formação iremos apresentar o trabalho e as contribuições científicas do Herbário e debater os impactos da biodiversidade urbana e os espaços verdes urbanos na saúde e bem-estar de humanos. Iremos ainda explorar o potencial pedagógico da plataforma colaborativa “Explorator”, desenvolvida pelo Herbário no âmbito de um projecto de dissertação de mestrado.

A formação está integrada na iniciativa "Saberes cruzados: conhecer, lembrar, imaginar e aprender na cidade", que nasceu da vontade de valorizar as cidades como bibliotecas vivas, onde diferentes saberes se cruzam: saberes da ciência, da experiência, da vivência, da imaginação. Bibliotecas de múltiplas histórias que importa saber reconhecer também como um valioso recurso educativo.

O objectivo é que as cidades - e os espaços exteriores - possam ser um palco de múltiplas aprendizagens, e de encontros entre a universidade e as escolas e Jardins de Infância.

Conteúdos: botânica e estudo da vegetação; gestão, informatização e disponibilização de informação botânica; métodos e técnicas modernos de herbário; colecções biológicas e dados científicos; biodiversidade; biodiversidade urbana; espaços verdes urbanos; ciência e arte; criatividade e reflexão crítica; investigação-acção; produção e circulação de conhecimento; co-produção de conhecimentos; aprendizagem activa; aprendizagem baseada no contexto; ciência cidadã e educação.

Metodologia: Seguindo o espírito dos “saberes cruzados”, pretendemos criar um espaço de diálogo entre os resultados de projectos de investigação recentes de professoras/es e investigadoras/es da Universidade de Coimbra e o conhecimento científico e pedagógico das/os educadoras/es e docentes do pré-escolar ao secundário. Deste modo, a metodologia adoptada prevê apresentações orais, debates e actividades “mão-na-massa"(*).

Formadoras/es: Fátima Sales, Joaquim Santos, Filipe Covelo (Herbário, CFE-FCTUC), Rita Campos (CES-UC)

Público-alvo: professoras/es do ensino básico e secundário, educadoras/es de infância

Esta actividade está acreditada como Acção de Formação de Curta Formação pelo Centro de Formação Nova Ágora.

Inscrição gratuita mas obrigatória, feita no Portal da Formação Nova Ágora CFAE

Vagas: 20 | Período de inscrição:  27 de março a 13 de abril de 2023

Formação realizada em parceria com o Grupo de Trabalho Ciência Cidadã e Educação