PRÉMIO MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO DA FEUC 2017/2018

Paula Casaleiro galardoada pela tese «Justiça procura Perícia(s). Os processos de regulação...»

Dezembro de 2018

Paula Casaleiro foi distinguida com o Prémio Melhor Tese de Doutoramento 2017/2018 pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), pelo trabalho «Justiça procura Perícia(s). Os processos de regulação das responsabilidades parentais», cuja investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Doutoramento «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI».

Orientada por Sílvia Portugal, e apresentada em provas públicas em 24 de julho de 2017, procurou «refletir sobre a relação entre o direito e a justiça de família e das crianças e as perícias judiciárias, entre magistrados/as e peritos/as, na aplicação do direito da família e das crianças nos Tribunais portugueses, e o seu contributo para a (re)produção, direta ou indireta, de (des)igualdades de género.»

Por este galardão, financiado pela Fundação Eugénio de Almeida, foram-lhe atribuídos 1500 euros e a possibilidade da publicação da tese em livro.

Paula Casaleiro é investigadora do júnior do CES, integrando o DECIDe. Tem o grau de Doutora em Sociologia do Direito, no âmbito do programa «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI», pela Universidade de Coimbra, bem como o grau de mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 2005, tem colaborado em diversos projectos no Centro de Estudos Sociais. Os interesses actuais de investigação centram-se em questões associadas ao direito e à justiça de família e das crianças, em particular a regulação do exercício das responsabilidades parentais, à relação entre direito e ciência e género.