Prémio RES PUBLICA

Pedro Góis distinguido com o 2.º Prémio da edição de 2020 do Prémio Res Publica

Maio 2021

Pedro Góis, docente da Faculdade de Economia e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o 2.º Prémio da edição de 2020 do Prémio Res Publica, pelo ensaio «A erosão do nacionalismo populacional no século XXI: Portugal contemporâneo como exemplo de uma moderna abordagem demográfica».

Para a atual edição, o júri do Prémio Res Publica foi composto por Edite Estrela (Presidente do Conselho de Fundadores), José António Vieira da Silva (Diretor Executivo), Wanda Guimarães, Elza Pais e Rui Pena Pires.

Atribuído pela Fundação Res Publica, este prémio teve como tema de fundo o “desafio demográfico”. Nesse sentido, os ensaios a concurso poderiam versar sobre um dos seguintes quatro subtemas: O problema demográfico: impactos e desafios; O papel das políticas públicas de promoção da natalidade; Políticas de igualdade de género, organização do trabalho e conciliação entre vida privada e profissional no contexto do desafio demográfico; A importância das migrações internacionais no contexto do desafio demográfico.

Na presente edição, o Prémio Res Publica tinha um valor pecuniário de € 2.500, €1.500 e € 1.000, a atribuir ao autor ou autores dos ensaios vencedores do primeiro, segundo e terceiro prémios, respetivamente.

Recorde-se que Pedro Góis é cocoordenador de um estudo sobre “expectativas de regressos de emigrantes portugueses”, que junta a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria.