Prémio Aristides Sousa Mendes

Rui Feijó e Zélia Pereira distinguidos com Prémio Aristides Sousa Mendes

dezembro 2022

A edição de 2022 do Prémio Aristides de Sousa Mendes foi atribuída, ex aequo, a Rui Feijó e Zélia Pereira, pelo ensaio "Descolonizar não é abandonar, mas também não é ficar. A turbulenta descolonização do Timor Português, 1974-1975". Trata-se de um trabalho desenvolvido por este e esta investigador/a do CES no âmbito do projeto "ADETIL - A Autodeterminação de Timor-Leste: um estudo de História Transnacional".

Instituído em 1995 pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), o Prémio Aristides Sousa Mendes destina-se a incentivar o aparecimento de obras e estudos no domínio da Diplomacia, da História Diplomática Portuguesa e da Política Externa Portuguesa, e a procurar distinguir o melhor trabalho de investigação apresentado sobre um tema histórico ou de atualidade internacional relevante nestas áreas.