Atlantic-Social-Lab <br>Cooperação Atlântica para a promoção da inovação social

Atlantic-Social-Lab
Cooperação Atlântica para a promoção da inovação social

30 de maio de 2017 a 30 de junho de 2023
Resumo

O Atlantic Social Lab contribuirá para criar um Ecossistema Atlântico de Inovação Social que permitirá aplicar fórmulas e soluções para promover a inovação social no setor público, nas empresas e nas ONG, graças à cooperação transnacional. O projeto promoverá estratégias integradas e planos de inovação social para dar resposta aos novos desafios e oportunidades da sociedade no âmbito do espaço de cooperação.

Resultados

O Atlantic Social Lab procura desenvolver e promover abordagens e métodos de inovação social para dar resposta a problemas sociais crescentes no Espaço Atlântico, afectando os cidadãos, o terceiro sector, as empresas sociais e o sector público. Através de uma cooperação transnacional intensa, os parceiros vão implementar, testar e sugerir o scalling-up de intervenções de pequena escala nas seguintes áreas: i) inovação social & serviços de assistência social, ii) inovação social & engajamento público activo, iii) economia verde inclusiva e iv) economia social e responsabilidade social no sector privado. O projecto irá avaliar a criação de novas soluções nos serviços de assistência social de modo a estruturar parcerias inovadoras baseadas em recursos privados e não-governamentais para complementar o financiamento do Estado. Também pretende estimular novos métodos de participação cidadã (como orçamento participativo ou processos de decisão aberta) e reconhecer a importância da participação activa dos cidadãos no desenvolvimento das regiões atlânticas. Além disto, a economia verde será considerada nas oportunidades para o fortalecimento das cidades inteligentes. Adicionalmente, a economia social e responsabilidade social no sector privado, será apoiada a reforçada no seu papel de motor para a inovação social. Os resultados vão apoiar a criação de um Plano de Acção de Inovação Social que irá fornecer soluções transferíveis para outras regiões do Espaço Atlântico.

Notas de Imprensa

André Guerreiro
Fábio Sampaio
Palavras-Chave