Sílvia Ferreira

smdf@fe.uc.pt

Nota biográfica

Sílvia Ferreira é professora associada em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais. É docente nos três níveis de estudos, na licenciatura em Sociologia, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e no Doutoramento em Sociologia. É co-coordenadora do programa de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). É membro da direção da EMES - International Research Network. A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, empresas sociais, voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Os seus interesses científicos têm incidido sobre a evolução da natureza do Estado-Providência e das "misturas de bem-estar" ancorada numa perspetiva enformada pelas abordagens sociológicas do pluralismo de bem-estar e dos sistemas sociais complexos. Concluiu recentemente projeto de investigação TIMES - Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal, bem como a COST Action - EMPOWER-SE - Empowering the Next Generation of Social Enterprise Scholars.

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Ferreira, Sílvia; Parente, Cristina; Rego, Raquel (2023), "O olhar sociológico sobre sociedade civil, economias alternativas e o voluntariado", Sociologia ONLINE, 31, 15-36

Capítulo em Livro