Sílvia Ferreira

smdf@fe.uc.pt

Sílvia Ferreira é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É docente nos três níveis de estudos, na licenciatura em Sociologia, Mestrado em Sociologia, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e no Doutoramento em Sociologia. É co-coordenadora do programa de Doutoramento em Sociolgia e da Pós-Graduação em Economia Social. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, empresas sociais, voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Os seus interesses científicos têm incidido sobre a evolução da natureza do Estado-Providência e das "misturas de bem-estar" ancorada, mais recentemente, numa perspetiva enformada pelas abordagens sociológicas dos sistemas sociais complexos. O seu trabalho de extensão universitária tem incidido na relação entre a universidade e a sociedade, particularmente o terceiro sector/economia social.

Ferreira, Sílvia; Almeida, Joana (2020), Social Enterprise in Portugal Concepts, Contexts and Models, in Jacques Defourny & Marthe Nyssens (org.), Social Enterprise in Western Europe. Londres: Routledge

Petrella, Francesca; Richez-Battesti, Nadine; Solórzano-García, Marta; Ferreira, Sílvia (2020), Social Enterprises in France, Portugal and Spain:Between Path Dependence and Institutional Creation?, in Jacques Defourny & Marthe Nyssens (org.), Social Enterprise in Western Europe. Londres: Routledge

Meneses, Maria Paula; Araújo, Sara; Ferreira, Sílvia (2020), Welfare, labour and austerity: resistances and alternatives through women's gaze, in Trudie Knijn & Dorota Lepianka (org.), Justice and vulnerability in Europe: an interdisciplinary approach. Cheltenham: Edward Elgar