Investigação

Atuais interesses de investigação

Governação, parcerias e terceiro sector

Empresas Sociais e Inovação Social

Teorias dos sistemas sociais complexos

Organizações do terceiro sector/economia social em contexto de crise

Relações entre o Estado e o terceiro sector

Inovação e Empreendedorismo Social e Solidário

Projetos de investigação

2018-06-01 - 2020-11-30 - "TIMES - Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia/União Europeia.

2018 - 2021 - "EmployALL - A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades", coordenado por Renato Miguel do Carmo, financiado por FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2017-10 - 2021-10 - "EMPOWER-SE - Empowering the next generation of social enterprise scholars ", na qualidade de investigador responsável, financiado por EU - COST Action.

2017-10 - 2019-09 - "Up-date of the mapping of social enterprises and their eco-systems in Europe", coordenado por EURICSE/EMES, financiado por Comissão Europeia.

2017-05-30 - 2019-11-29 - "Atlantic-Social-Lab - Cooperação Atlântica para a promoção da inovação social", coordenado por Hugo Pinto, financiado por UE - INTERREG Espaço Atlântico .

2015 - 2016 - "O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas Organizações do Terceiro Sector", coordenado por EAPN-Portugal, financiado por EAPN-Portugal.

2015 - 2016 - "PATHS: Youth for Solidarity Economy and Entrepreneurship in Europe", coordenado por Luis A. Bermejo, financiado por Erasmus +.
              - Red Internacional B-Live
              - Association des Agences de la Democratie Locale
              - Citizens in Action
              - Youth Discovery Ventures Ltd

2010 - 2011 - "Estudo sobre Voluntariado", coordenado por Mauro Serapioni, financiado por Fundação Eugénio de Almeida.

2008 - 2009 - "Microempreendedorismo e associativismo em países de desenvolvimento periférico", coordenado por Luiz Inácio Gaiger, financiado por CNPq, Brasil.
              - UNISINOS

2005 - 2006 - "Estudo Diagnóstico e Prospectivo sobre o Papel das ONG na Promoção da Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens", coordenado por Virginia Ferreira, financiado por CIDM.

2002 - 2004 - "Universidade Cooperativa Europeia - Um espaço europeu de cooperação, de pesquisa e de formação para os actores da economia social e solidária", coordenado por College Coopératif Provence-Alpes-Méditerrané, financiado por Leonardo da Vinci.
              - INSCOOP - Instituto Antonio Sergio do Sector Cooperativo
              - Centro de Estudos Cooperativos, FEUC
              - CECOP - Confédération Européenne des Coopératives de travail associé, des Coopératives sociales et des Entreprises sociales et Participatives
              - CCB - Collège Coopératif en Bretagne
              - ENAIP - ENte ACLI Instruzione Professionale
              - ISSAN - Istituto Studi Sviluppo Aziende Non-profit
              - SAW - Solidarités des Alternatives Wallonnes
              - CNAM - Conservatoire National des Arts et Métiers

2001 - 2001 - "A Reinvenção da Emancipação Social", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por MacArthur Foundation and the Calouste Gulbenkian Foundation.

1997 - 1999 - "A Sociedade Portuguesa Perante os Desafios da Globalização: Modernização Económica, Social e Cultural", coordenado por Prof. Doutor Boaventura de Sousa Santos, financiado por Programa PRAXIS XXI .

1996 - 1997 - "O Estado e a Sociedade Civil: a Criação de Actores Sociais num Período de Reconstituição do Estado", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por JNICT.

CIRIEC Portugal

EMES Network