GHOST
As pós-vidas do contrato e da escravatura: Narrativas sobre trabalho forçado entre Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe

Resumo

Este projeto constitui o primeiro estudo abrangente sobre as memórias culturais entrelaçadas do trabalho forçado nas plantações de cacau e café, durante o colonialismo português, produzidas em Cabo Verde e em S. Tomé e Príncipe a partir do século XX. GHOST vem colmatar uma lacuna nos estudos globais sobre plantações, predominantemente centrados nas Américas, explorando como e por que razão as narrativas do contrato mudam ao longo do tempo nestes dois arquipélagos africanos. Com base numa investigação empírica original e detalhada, a análise de GHOST assenta num conjunto diversificado de fontes visuais, orais e escritas - entre outras, textos literários, música, cinema, entrevistas, artigos de jornal, fotografias, cartas, leis, relatórios (e outra documentação oficial) - através das quais o projeto irá traçar as múltiplas e por vezes divergentes narrativas cabo-verdianas e santomenses ligadas ao trabalho nas plantações e ao contrato, a forma como são mobilizadas e as suas utilizações simbólicas e políticas em mutação ao longo do tempo. A originalidade deste projeto deriva de uma abordagem interdisciplinar inovadora a duas experiências subdesenvolvidas do trabalho forçado em contexto colonial, utilizando o quadro concetual da fantasmagoria. Ele defende três leituras distintas da fantasmagoria e dos fantasmas: como agentes espectrais - ou o regresso dos mortos como espíritos - que, ao transcenderem as fronteiras fixas de tempo e de espaço, através da possessão ritual ou de outros mecanismos, podem perturbar as narrativas dominantes do passado; como dispositivos retóricos para abordar a violência colonial e os seus legados persistentes no presente, discutindo noções de injustiça histórica e de representação; e, finalmente, como um processo ativo de invisibilização de sujeitos concretos, tornados indignos de reconhecimento social através de práticas de desqualificação e desumanização. Sugerindo um movimento no sentido da descolonização da fantasmagoria, o projeto, de natureza interdisciplinar, permite um diálogo crítico entre os estudos da memória, a história cultural e as teorias pós-coloniais, contribuindo para os esforços contemporâneos de descolonização dos passados coloniais-imperiais.
GHOST é financiado pela Agência de Execução para a Investigação Europeia ao abrigo do Programa Horizonte Europa da União Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) (n.º 101105812).

Resultados

No final do projeto, GHOST terá produzido resultados que expandem o conhecimento epistemológico sobre o papel da fantasmagoria em contextos (pós)coloniais. Também criará espaços, para além das narrativas hegemónicas, para uma análise mais crítica e democrática do trabalho forçado. Os seus principais resultados esperados incluem:

3 artigos científicos
1 monografia
1 Curso de Formação Avançada
1 Podcast "Haunting History: (Re)telling colonial plantations labour".
1 Workshop "Haunting and women' indentured labour experiences"
1 Escola de Verão
1 Policy Brief
1 Base de Dados