Igualdade de Género e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na política e nas práticas da Cooperação Portuguesa: desafios e propostas

Período
1 de abril de 2022 a 15 de março de 2023
Duração
11 meses
Resumo

Este estudo pretende fornecer à Cooperação Portuguesa pistas e ferramentas para uma inclusão mais efetiva da Igualdade de Género na prossecução de estratégias, programas e projetos no domínio da Cooperação, da Ajuda Humanitária e da Educação para o Desenvolvimento.

Serão analisados os aspetos relevantes para alcançar mudanças na integração com maior qualidade da Igualdade de Género nas políticas de cooperação para o desenvolvimento e de acordo com as vantagens e críticas relativas à Agenda 2030. Uma melhoria nestes aspetos fundamentais pode contribuir de forma decisiva para reverter algumas das insuficiências apresentadas até 2015, na Cooperação Portuguesa.

A metodologia combinará análise documental e revisão da literatura internacional sobre o assunto, entrevistas semiestruturadas e grupos focais (GF) com os stakeholders relevantes para aplicação da Estratégia da Cooperação Portuguesa para a Igualdade de Género, com peritas/os nacionais e internacionais e ativistas para a igualdade de género; e com a realização de um pequeno inquérito junto dos mesmos.

R1 Documento de sistematização de estudos e de boas práticas.
R2 Documento sobre avanços e recuos pós-2015.
R3 Guia com recomendações e ferramentas para potenciar a integração da Igualdade de Género na Cooperação Portuguesa e parceiros.

Investigadoras/es
Palavras-Chave
igualdade de género, cooperação para o desenvolvimento, objetivos de desenvolvimento sustentável
Financiamento