Tatiana Moura

Tatiana Moura é Diretora Executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil), uma ONG internacional com escritórios no Brasil; EUA, República Democrática do Congo e Portugal que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. É também investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2000 (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz - NHUMEP). Licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem o grau de Mestre em Sociologia pela mesma Faculdade e é Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, novas guerras e violência urbana e identidades e violência armada. Nos últimos anos tem coordenado projectos sobre o envolvimento de mulheres e jovens do sexo feminino em contextos de violência armada, em particular na América Latina. Publicou, em 2005, Entre Atenas e Esparta. Mulheres, Paz e Conflitos Armados, Coimbra: Quarteto Editora; em 2007, Rostos Invisíveis da Violência Armada. Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 7Letras; em 2009, Auto de Resistência. Relatos de familiares de vítimas da violência armada; em 2010 Novissimas Guerras. Espacos, Identidades e Espirais da Violencia Armada, Coimbra: Almedina; em 2013, "Missed Connections: Representations of Gender, (Armed) Violence and Security in Resolution 1325", RCCS Annual Review, 5, 3-31 (com Sílvia Roque e Rita Santos) e em 2016, Violência e armas de fogo em Portugal, organizado com Rita Santos e José Manuel Pureza (Editora Almedina).

Moura, Tatiana; Fernandez, Marta; Page, Victoria (2019), Power in the peripheries: Arts, cultures of equality and southern perspectives, in Suzanne Clisby, Mark Johnson & Jimmy Turner (org.), Theorising Cultures of Equality. London, UK: Routledge

Moura, Tatiana; Bourde, Elis; Page, Victoria (2018), "Masculinities and nonviolence in contexts of chronic urban violence", in International Development Planning Review Special Issue on "Safe and Inclusive Cities." (org.), International Development Planning Review Special Issue on "Safe and Inclusive Cities.". Liverpool: Liverpool University Press

Santos, Rita; Peça, Marta; Moura, Tatiana (2016), Acentuando desequilíbrios: armas de fogo e violência doméstica em Portugal, in Rita Santos, Tatiana Moura e José Manuel Pureza (org.), Violência e Armas de fogo em Portugal. Coimbra: Almedina, 263-336