Tatiana Moura

Tatiana Moura, feminista, é Investigadora Permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz) desde 2004, Coordenadora do Promundo Portugal desde 2014 e Diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018. Entre 2011 e 2019 foi Diretora Executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil), uma ONG internacional com escritórios no Brasil; EUA, República Democrática do Congo e Portugal que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. Entre 2000 e 2004 foi Investigadora Junior do Centro de Estudos Sociais (Núcleo de Estudos para a Paz - NHUMEP). Licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem o grau de Mestre em Sociologia pela mesma Faculdade e é Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, masculinidades, violência urbana e novíssimas guerras. Nos últimos quinze anos tem coordenado projectos sobre masculinidades, juventude e violências e trajetórias de não violência em contextos periféricos, em particular na América Latina. Publicou, em 2005, Entre Atenas e Esparta. Mulheres, Paz e Conflitos Armados, Coimbra: Quarteto Editora; em 2007, Rostos Invisíveis da Violência Armada. Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 7Letras; em 2009, Auto de Resistência. Relatos de familiares de vítimas da violência armada; em 2010 Novissimas Guerras. Espacos, Identidades e Espirais da Violencia Armada, Coimbra: Almedina; em 2013, "Missed Connections: Representations of Gender, (Armed) Violence and Security in Resolution 1325", RCCS Annual Review, 5, 3-31 (com Sílvia Roque e Rita Santos) e em 2016, Violência e armas de fogo em Portugal, organizado com Rita Santos e José Manuel Pureza (Editora Almedina).

Moura, Tatiana; Bourde, Elis; Page, Victoria (2018), "Masculinities and nonviolence in contexts of chronic urban violence", in International Development Planning Review Special Issue on "Safe and Inclusive Cities." (org.), International Development Planning Review Special Issue on "Safe and Inclusive Cities.". Liverpool: Liverpool University Press

Santos, Rita; Peça, Marta; Moura, Tatiana (2016), Acentuando desequilíbrios: armas de fogo e violência doméstica em Portugal, in Rita Santos, Tatiana Moura e José Manuel Pureza (org.), Violência e Armas de fogo em Portugal. Coimbra: Almedina, 263-336

Santos, Rita; Moura, Tatiana (2016), Negociando expectativas: género, idade e dinâmicas de atração e repulsa face a armas de fogo em Portugal, in Rita Santos, Tatiana Moura e José Manuel Pureza (org.), Violência e Armas de fogo em Portugal. Coimbra: Almedina, 161-242