Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Moura, Tatiana (2023), coordenação do Repensar a máscara com que vivemos: masculinidades, trauma e cuidado, Teatrão, CES.

Moura, Tatiana (2023), formador no ACCIÓN SOCIAL CON MENORES EN VULNERABILIDAD: Masculinidades y no violencia, Zaragoza, Fundación CEPAIM.

Moura, Tatiana (2023), formador no XXª Semana de Relações Internacionais, de tema "As (novas) guerras sobre corpos subalternizados e a arte como resistência", Virtual, UNESP.

Moura, Tatiana (2022), formador no Género, igualdade e cidadania: um foco na educação para a infância, CES, CES e Minerva.

Moura, Tatiana (2021), coordenação do Repensando Género: arte, política, media e masculinidades, Teatrão, CES.

Moura, Tatiana (2020), coordenação do Curso de Formação para a Paternidade Envolvida e Cuidadora, virtual, CES e ESENFC.

Moura, Tatiana (2011), coordenação do Curso de Verão Lives and History: a comprehensive course on biographies and society, , Lousã, CES.

Moura, Tatiana (2010), coordenação do Vidas faladas, vidas escritas. Biografias e autobiografias de mulheres, CES Coimbra, CES.

Moura, Tatiana (2009), coordenação do O sexo das violências, Coimbra, CES.

Moura, Tatiana (2007), coordenação do Curso de Promotoras Legais Populares para familiares de vitimas de chacinas no Rio de Janeiro, ), Rio de Janeiro, Brasil, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).

Moura, Tatiana (2007), coordenação do I Workshop Luso-Brasileiro sobre Violências contra Mulheres e Politicas Publicas, Coimbra, Centro de Estudos Sociais, Coimbra, Núcleo de Estudos para a Paz, Núcleo de Estudos do Estado, do Direito e da Administração, Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação.

Moura, Tatiana (2007), coordenação do Violências na Guerra e na Paz, Coimbra, CES.

Moura, Tatiana (2005), coordenação do Formação de Formadores em Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, Lisboa, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Moura, Tatiana (2005), coordenação do Women and Girls in Contexts of Armed Violence: A Case Study on Rio de Janeiro, Coimbra, Viva Rio e CES/Universidade de Coimbra.

Moura, Tatiana (2004), participante no Acção de Formação de Formadores em Igualdade de Oportunidades, Lisboa, CITE.

Moura, Tatiana (2003), participante no Human Rights and Peace Education in Brazil, Rio de Janeiro (Brasil), Columbia University.

Orientações de Teses de Doutoramento

01-10-2023 - Coorientação (com Sofia Santos) da tese de Doutoramento "Política de Controle de Armas: como a facilitação do acesso a armas de fogo no Brasil impactou os mercados legal e ilegal", da autoria de Roberto Uchoa.

31-03-2021 - Orientação da tese de Doutoramento "gestión de la diversidad, feminismo y corresponsabilidad en los entornos laborales. ", da autoria de Ana Fernández-Salguero.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "A definir", da autoria de Roberto Uchoa.

em curso - Coorientação (com Maria Neto e Maria José Magalhães) da tese de Doutoramento "A transição para a paternidade: uma teoria explicativa da enfermagem", da autoria de Telma Vidinha.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Na Sombra das Violências: percepções e sentidos de ser militar no Brasil", da autoria de Cristiane Lima.

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

31-10-2022 - Cosupervisão (com Boaventura de Sousa Santos) "LA ARTICULACIÓN ACADÉMICAS ACTIVISTAS FEMINISTAS: Diálogos urgentes y necesarios", da autoria de Sara Yaneth.

08-07-2022 - Supervisão do projeto "Cultura de paz promovida en la interacción entre comunidad, las escuelas de educación básica y las organizaciones de la sociedad civil en un contexto multicultural urbano . El desafío del diálogo de saberes en la Colonia Zitacua en Tepic, Nayarit (2011-2021)", da autoria de REGINA ASCENCIO IBÁÑEZ.

2017 - Supervisão do projeto ""Interações, tensões e conflitos: um estudo comparado sobre a relação entre jovens e policiais em Brasília e Lisboa ".", da autoria de Haydee Caruso.

em curso - Supervisão do projeto "Incesto, trauma e sofrimento na infância: estratégias interdisciplinares de cuidado, intervenção e articulação em rede ", da autoria de Anamaria Silva Neves.

em curso - Supervisão do projeto "Trajetórias, experiências e vínculos transnacionais nas paternidades migrantes: um olhar a partir das masculinidades e da sociologia das emoções", da autoria de Anamaria Silva Neves.

em curso - Cosupervisão (com Rita Alcaire) "Trauma e repetição: análise crítica sobre o racismo à brasileira", da autoria de Angela Bucciano do Rosário.

Orientações de Teses de Mestrado

2010 - Orientação da tese de Mestrado "Mulheres nas fileiras - O Papel das Mulheres na Resolução de Conflitos no Século XXI", da autoria de Ana Jorge.

Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes

2018 - Coorientação (com Sara Araújo) da tese de "O Direito das Favelas em perspectiva internacional e comparada: a regulação fundiária e urbanística das favelas, periferias e assentamentos humanos de baixa renda, do pluralismo jurídico às recentes estratégias territoriais do Estado e de outros agentes sociais", da autoria de Alex Magalhães.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

2019 - Orientação da tese de ""Intervención social y perspectiva de género: el reto del trabajo (social) com hombres en turno a la construcción/reconstrucción de nuevas masculinidades", da autoria de Bakea Alonso.